Cia. da Consulta investe em projeto de gestão para agilizar atendimento

A Cia. da Consulta investiu em um projeto de gestão para agilizar atendimento ao paciente. A empresa buscava uma tecnologia que pudesse apoiar o gerenciamento e a integração das informações de todas as unidades, sem depender de uma infraestrutura convencional. Para atender essa necessidade a Digisystem desenvolveu um projeto customizado que culminou com a implantação da exclusiva solução em cloud do software de gestão Philips Tasy, que já está sendo utilizada por 200 usuários das áreas assistenciais e financeira da Cia. da Consulta.

De acordo com Wagner Hiendlmayer, Diretor Infraestrutura do segmento de saúde da Digisystem, a Cia. da Consulta demandava um sistema de gestão completo. “A rede buscava aprimorar sua plataforma de gerenciamento, por isso desenhamos um projeto abrangente, utilizando uma ferramenta flexível em parametrizações, que possibilitasse aderência e que acompanhasse o ritmo do seu crescimento”, explica. “O objetivo era garantir alta disponibilidade, escalabilidade e performance, com redução de custos operacionais, de infraestrutura e geração de indicadores para avaliação em tempo real”, completa o executivo.

Transparência, agilidade nos processos e economia

As informações das áreas de agendamento de consultas e exames, prontuário eletrônico, prescrição eletrônica e entrada de pacientes, por exemplo, estão totalmente integradas, gerando transparência e agilidade nos processos internos. Os pacientes beneficiam-se também por meio dos totens de autoatendimento, com informações mais acessíveis e rápidas. O sistema de gestão promoveu ainda, melhorias e dinamismo dos processos nos setores administrativo, financeiro e contábil, além da área de suprimentos.

Do ponto de vista financeiro, a adoção do modelo em nuvem (conhecido como OPEX), ao invés de dispendiosas infraestruturas físicas de tecnologia (CAPEX), também é um diferencial do projeto. “No universo cloud, essa conta cai significativamente, uma vez que o investimento em maquinário e a preocupação com espaços para backup, fitas, discos, entre outros, não são mais necessários, restando apenas os cuidados com o link de internet e a máquina dos usuários finais”, ressalta Hiendlmayer.

A solução além de agilizar os processos internos da Cia. da Consulta e reduzir os custos operacionais, otimizou a governança de todos os setores por meio de relatórios com informações customizáveis.