Complexo Hospitalar de Niterói amplia Serviço de Hemodinâmica
O Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) reinaugurou sua segunda sala de hemodinâmica, modernizando seu parque tecnológico com o angiógrafo, que conta com estrutura para realizar procedimentos cerebrais e cardíacos simultâneos.
A nova sala e o equipamento – resultado de um aporte financeiro de mais de R$ 10 milhões – oferecem mais segurança para os pacientes com doenças cardíacas, neurológicas e vasculares e promoverão o aumento do número de atendimentos desse tipo de emergência. A máquina conta com a tecnologia de fusão de imagens, um diferencial que possibilita utilizar dados de outros exames complementares, como a tomografia computadoriza, para dar mais precisão aos procedimentos invasivos.
Carlos Henrique Falcão, coordenador do Serviço de Hemodinâmica do CHN, explica as vantagens da tecnologia. “Em procedimentos como angioplastia, embolização e biópsia, por exemplo, a tecnologia de fusão de imagens permite exportar as imagens do exame de tomografia ou ressonância previamente feito para o equipamento de hemodinâmica, através de um software, por meio do qual o médico intervencionista as integra, ao vivo, ao procedimento que será realizado, observando a anatomia e guiando com maior precisão o cateter. Esse equipamento não só reduz a exposição do paciente à radiação utilizada, mas também o uso de contraste”, explica o médico.
O Serviço de Hemodinâmica é uma estrutura fundamental na identificação e no tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas, em que é possível realizar cateterismo cardíaco; angioplastia coronariana com implante de stent; ultrassonografia intracoronariana; avaliação de reserva de fluxo (FFR); valvoplastia e implantes transcutâneo e transapical de válvulas cardíacas.
A nova sala fica localizada em um espaço estratégico na Unidade I, integrada à estrutura anterior e próxima à emergência, o que garante a segurança e a agilidade fundamentais para o tratamento das doenças cardiovasculares emergenciais.