Startup desenvolve assistente artificial baseado em ChatGPT
A finhealth hygia saúde anunciou o desenvolvimento de uma Assistente Artificial de Saúde baseado no ChatGPT que já está em fase beta de teste com clientes exclusivos do seu programa de saúde para empresas, o hygia work. A tecnologia poderá ser acessada via Whatsapp para esclarecer dúvidas e orientar os colaboradores sobre diversos temas relacionados exclusivamente à saúde.
O ChatGPT, desenvolvido e lançado em 30 de novembro de 2022 pela empresa OpenAI, é um modelo de linguagem natural que utiliza Inteligência Artificial com a capacidade de realizar diálogos naturais e interações com usuários por meio de mensagens de texto. De acordo com a startup, a equipe está realizando testes para fornecer respostas íntegras que abrangem apenas o escopo da saúde, observando a ética da medicina.
O CEO da hygia saúde, Maikol Parnow, acredita que utilizando ferramentas inovadoras, como o ChatGPT, ajuda a manter diálogos com usuários de forma personalizada, melhorando a eficiência e qualidade no atendimento prestado em seu programa, fornecendo suporte imediato.
“A hygia sempre acompanha e estuda inovações tecnológicas, afinal queremos ser disruptivos ao oferecer soluções visionárias e impactantes na forma de oferecer saúde para as pessoas. Mas é importante reforçar que muito além da nossa Assistente Artificial de saúde, temos sempre o fator humano para cuidar das pessoas. A tecnologia é só o recurso”, destaca.
O ChatGPT da hygia interage de forma humanizada, como um diálogo normal entre pessoas, analisando as variáveis apresentadas, esclarecendo dúvidas de cuidados de saúde, prevenção de doenças, entre outras orientações para apoiar os usuários. A Chief Data Officer da hygia, responsável pelo desenvolvimento da solução, Priscilla Miehe, explica que a ferramenta pode ser acessada por pessoas leigas, de forma muito simples e prática, para que os colaboradores de empresas clientes possam responder suas dúvidas mais complexas, considerando contexto e persona: “A fim de extrair o melhor dessa tecnologia, estamos em um processo rigoroso de curadoria, no qual as respostas fornecidas pela ferramenta são avaliadas e ajustadas para garantir que sejam consistentes e precisas. Isso é especialmente importante no contexto da saúde, onde a confiabilidade e acurácia das informações são essenciais para o bem-estar dos pacientes.”. Para isto, a startup desenvolveu protocolos que determinam a tecnologia para não realizar recomendações de automedicação ou uso de qualquer remédio, encaminhamentos ou situações graves de saúde mental, respeitando diretrizes e filtros éticos.
Além do uso do ChatGPT, o programa hygia work realiza o mapeamento do perfil de saúde da empresa, entregando um relatório individual para os colaboradores e sinalizando comportamentos saudáveis ou que oferecem algum risco de doenças. Também são realizadas etapas de exames laboratoriais, consultas médicas, seguros, testes de DNA, consultoria e coordenação do cuidado para prevenção de doenças. Alguns dos parceiros estratégicos envolvidos são o Hospital Moinhos de Vento – referência na América Latina – e a farmacêutica multinacional Pfizer.