Grupo Cetus Saúde compra Instituto Mineiro de Mastologia por R$ 1,2 milhão
O Grupo Cetus Saúde acaba de adquirir um novo braço de atendimento à população. Agora, além da clínica Cetus Oncologia, a empresa comprou o Instituto Mineiro de Mastologia (IMMA), serviço de diagnóstico para o câncer de mama, que já funcionava na sede da unidade de saúde, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, desde 2015, mas de forma terceirizada. O investimento da aquisição é de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
Sob o comando do Cetus Saúde, o IMMA, que continuará funcionando em Betim, nas instalações do Cetus Oncologia, será aperfeiçoado: ganhará ala exclusiva com consultórios, incluindo um novo de ginecologia, sala de mamografia, sala de laudo, vestiários e recepção. O destaque é a aquisição de um mamógrafo de última geração que utiliza tomossíntese, técnica considerada o padrão ouro de rastreamento e avaliação mamária. Ela viabiliza a visualização tridimensional (3D) da mama e oferece ao médico uma série de imagens em ‘fatias’ bem finas, permitindo melhor análise. “O exame aumenta a detecção do câncer, permite avaliação do local de forma mais precisa e do tamanho da lesão, além de possibilitar a descoberta de cânceres menores, em mamas densas. Isso dá mais segurança para fazermos o diagnóstico cada vez mais precoce e, com isso, aumentar exponencialmente as chances de sucesso do tratamento”, explica o mastologista Henrique Lima Couto, à frente da coordenação do espaço. Ainda segundo o médico, o IMMA será o único espaço de Betim e um dos poucos em toda a região metropolitana de Belo Horizonte com um mamógrafo por tomossíntese.
A expectativa é realizar 600 procedimentos diagnósticos mensais entre mamografia e ultrassonografia. A equipe será composta por 6 mastologistas experientes, incluindo profissionais operacionais para os atendimentos em recepção, laudos e mamografia. A previsão de entrega do IMMA com toda a repaginação da infraestrutura é até o próximo dia 10 de julho.
Sem tempo de espera
De acordo com o diretor presidente do grupo Cetus Saúde, Fábio Lentúlio Mota, a necessidade de expansão da marca vem para corroborar com a premissa da empresa de fazer um atendimento cada vez mais integral e humanizado. “Queremos oferecer uma linha completa de cuidados e acompanhar o paciente em todas as fases, desde a prevenção e rastreamento do câncer de mama, passando pelo diagnóstico, se confirmado, e o tratamento, que pode incluir cirurgia, e quimioterapia, além da reabilitação, por meio dos processos de reconstrução mamária”, pontua.
Mota faz questão de enfatizar que um dos diferenciais do IMMA será a agilidade no atendimento. A paciente poderá fazer suas avaliações, incluindo mamografia, ultrassom, diagnóstico e consulta, no mesmo dia. “Nossa marca será a celeridade no processo de detecção deste câncer [mama] que mais atinge as mulheres, representando cerca de 20,9% de todos os tumores que acometem o sexo feminino, segundo o INCA. Quanto mais precocemente ele for descoberto, melhor será a qualidade de vida da paciente, que não precisará se submeter a tratamentos invasivos”.
Ele reforça ainda que a nova ala não será exclusiva às mulheres já diagnosticadas com tumor nas mamas, mas a todas com idade indicada para iniciar a prevenção e o rastreamento da doença. “Para aquelas que já estão em tratamento, vamos oferecer também cursos de automaquiagem, amarração de lenços, para que possam lidar com a doença da forma mais otimista possível. Será um espaço pensado inteiramente para cuidar da mulher”.