Pro Matre inaugura Centro de Saúde da Mulher
O Centro de Saúde da Mulher, que acaba de ser inaugurado pela Pro Matre, visa acompanhar a jornada de saúde feminina e medicina preventiva, priorizando o bem-estar físico, psíquico e social. Com isso, um dos serviços disponíveis no novo prédio é o Centro de Medicina Integrativa, com diversas especialidades médicas e serviços complementares para cuidar da saúde feminina de forma integral nos diferentes momentos, tratando a paciente com foco no seu estilo de vida.
“Por meio da medicina integrativa conseguimos ter uma visão holística da paciente. Além das questões físicas, priorizamos também a saúde mental, emocional e social. Temos oportunidade de assistir a mulher em todas os momentos de sua vida, desde a adolescência até o período pós-menopausa, aliviando assim os sintomas característicos de cada fase do processo de desenvolvimento e envelhecimento”, afirma Carla Delascio, ginecologista e obstetra pós-graduada em nutrologia e especialista do Centro de Saúde da Mulher.
Tendo a atividade física como um dos pilares fundamentais para saúde integral, além da alimentação e suplementação e o cuidado psicológico, o Centro oferece uma academia especializada para a mulher com foco na gestação (preparo do assoalho pélvico, fortalecimento da coluna, ajustes posturais) e puerpério (reabilitação pós-parto). A atividade física ajuda a preparar o corpo para o parto, facilita a recuperação no pós-parto e ainda traz outros benefícios para a gestante, como menos dores nas costas, sono melhor e menor chance de desenvolver diabetes gestacional e pressão alta.
“A assistência tem como base alguns pilares cujos objetivos são a prevenção de doenças e manutenção da saúde, focando na qualidade de vida da mulher. Com pequenas mudanças no estilo de vida da paciente, como alimentação adequada e prática de atividade física, já conseguimos inúmeros benefícios. Sabemos que em algumas situações a paciente tem limitações para fazer tudo o que o médico solicita, mas o pouco que se consegue por meio de orientação adequada e equipe multidisciplinar já é um passo inicial para colher bons frutos no futuro”, completa Carla.
Também como uma nova iniciativa, a Pro Matre construiu no Centro de Saúde da Mulher uma suíte e uma sala de parto normal (LDR) modelos, que foram desenvolvidos para a gestante visitar as dependências do hospital sem romper a barreira biológica, e com a oportunidade de conhecer a estrutura sem necessariamente ter que percorrer os corredores do hospital ainda mais em tempos de pandemia.