Moinhos de Vento tem nova frente de atendimento pediátrico
O Centro Especializado em Neurodesenvolvimento Infantil (CEDI) do Hospital Moinhos de Vento é a nova frente de atendimento pediátrico da instituição. A unidade conta com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatras da infância e adolescência, neuropediatras, pediatra do desenvolvimento, psicólogas, neuropsicóloga, fonoaudiólogas e terapeutas ocupacionais. Os atendimentos têm foco na identificação de dificuldades de desenvolvimento na área comportamental, cognitiva, emocional e da comunicação das crianças de até 6 anos.
O Hospital Moinhos de Vento é o único do Rio Grande do Sul que possui um centro voltado ao cuidado integral e especializado no neurodesenvolvimento infantil. A estrutura torna a instituição uma referência na avaliação e na orientação dos transtornos do neurodesenvolvimento, ou de suspeitas frente a fatores de risco para tais quadros, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Agora, o novo espaço amplia o atendimento a outros problemas.
O chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Moinhos de Vento, João Ronaldo Mafalda Krauzer, explica que o novo serviço supre uma carência em Porto Alegre e região, onde as famílias deveriam ser melhor assistidas, com centros multidisciplinares. “Essa é uma área que, por si só, é delicada e de difícil acompanhamento. São pacientes que necessitam do cuidado integral e do atendimento de diversos especialistas para que a resposta aos tratamentos seja mais satisfatória e tenhamos melhores desfechos. Mas, muitas vezes, os profissionais não conseguem conversar e atuar dessa forma mais integrada sobre o quadro clínico da criança por não estarem numa mesma equipe. Identificamos essa dificuldade e criamos essa unidade para facilitar a vida dos pacientes e familiares”.
De acordo com Thiago Botter Maio Rocha, psiquiatra da Infância e Adolescência e médico responsável pelo Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, os profissionais percebem, nos últimos anos, um aumento da procura das famílias por atendimento a crianças com algum atraso ou dificuldade de desenvolvimento. “Os pais, muitas vezes, se sentem perdidos e fazem verdadeiras peregrinações na busca por especialistas. O CEDI tem como principal objetivo minimizar essa dificuldade, disponibilizando, no mesmo local, profissionais com experiência e qualificação para definir o diagnóstico e indicar o tratamento adequado”, afirma.