Especialista do Leforte lança livro sobre Cardioncologia na prática clínica
Num Brasil com tantas diferenças sociais e econômicas, onde muitas vezes não há infraestrutura de saúde suficiente ou condições de acesso a atualizações médicas, o termo cardioncologia chega a ser desconhecido pelos profissionais das duas áreas (cardiologia e oncologia) ou clínicos gerais.
Com o objetivo de atender a esta demanda e, ao mesmo tempo, proporcionar melhora no tratamento e na qualidade de vida dos pacientes oncológicos, o médico Cardiologista e coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital Leforte, Dr Heron Rached, lança hoje (29/10) o livro “Cardioncologia na prática clínica” (Editora Manole), na Galeria Proarte, em São Paulo.
“Nosso propósito é atualizar e conduzir a cardioncologia de forma acessível, principalmente para médicos que atuam como clínicos em regiões mais remotas e que acabam não tendo tempo de buscar atualizações nesta área, hoje restrita a cardiologistas e oncologistas”, destaca o Dr. Heron Rached, que atua como um dos coordenadores-autores da publicação.
Apesar da abordagem já tradicional em alguns grandes centros, a cardioncologia ainda é pouco difundida no Brasil. A avaliação do impacto da cardiotoxicidade (efeitos da terapia oncológica sobre o coração) é restrita no País. Consensos internacionais apontam que aproximadamente 30% dos pacientes que conseguiram sobreviver ao câncer deverão apresentar algum grau de cardiotoxicidade, ou seja, algum tipo de problema na área cardiológica. A América Latina pode vivenciar um aumento de mais de 90% em novos casos de câncer até 2035, devido a fatores como o envelhecimento e o crescimento da população, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).
Por estes motivos, o livro apresenta de forma didática, rápida e clara as informações imprescindíveis sobre os efeitos do tratamento oncológico em pacientes cardiopatas, buscando auxiliar o profissional na tomada de decisão pelo melhor tratamento ao seu paciente.
A publicação também aborda importantes características das drogas quimioterápicas, tipos de radioterapias e impactos no sistema cardiovascular, além de particularidades das interações farmacológicas e do atendimento das situações de emergência em pacientes cardiopatas com câncer, ou oncológicos, com manifestação aguda da doença cardiovascular.