Carefy cria ferramenta que ajuda na identificação de pacientes com Covid
O aumento do número de internações e o trabalho acelerado das equipes médicas, por conta da pandemia, mudou o ritmo dos ambientes hospitalares e por consequência das equipes de auditoria de internação das operadoras de saúde. Por isso, a Carefy, empresa de tecnologia que realiza a gestão e o monitoramento de internações, desenvolveu o Busca Carefy, nova funcionalidade que ajuda na identificação e monitoramento de potenciais casos de Covid-19, mesmo que tais pacientes não apresentem a doença como CID principal.
Na busca é possível identificar aspectos como sintomas e CIDs recorrentes – como a própria Insuficiência Respiratória – ou qualquer outra palavra-chave presente na evolução do quadro. Com isso, a ferramenta possibilita evidenciar pacientes que receberam ou não o diagnóstico, favorecendo com que equipes de saúde foquem na assistência e gerando informações estratégicas para análise de prevalência de casos.
“Apesar do monitoramento diário, sabemos da dificuldade médica na identificação e no diagnóstico de pacientes com coronavírus, uma vez que, por conta das limitações com testagens, podem apresentar CIDs diferentes da Covid-19, inclusive nos casos mais brandos, que tendem a apresentar sintomas mais leves. Por isso, acreditamos que neste momento precisamos ser rápidos no monitoramento, usando a tecnologia e a inteligência de dados a nosso favor”, afirma o CEO da Carefy, Marcelo Santos.