BD traz ao Brasil tecnologia para gestão de medicamentos em farmácias e hospitais
A BD – empresa de tecnologia médica – traz ao Brasil o BD Rowa Technologies, solução que alia tecnologia e eficiência para revolucionar a gestão de medicamentos em ambientes hospitalares e farmácias. O equipamento agiliza a gestão total de medicamentos, seja dentro de farmácias ou de hospitais, ele também automatiza o processo de armazenamento, separação e a distribuição de remédios, auxiliando na redução de desperdícios, pois monitora a dosagem e a data de validade das medicações.
A novidade estará exposta com exclusividade na Latam Retail Show – o mais relevante evento de varejo e consumo do país -, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Farmácias
A solução integrada agiliza o controle e otimiza a organização interna das farmácias, diminuindo os gastos com a manutenção de estoque. O robô é desenvolvido com tecnologias que aprendem as práticas diárias de distribuição, operando de maneira inteligente e de acordo com a demanda. Além disso, ele atualiza automaticamente o estoque, de modo a melhorar a velocidade e a precisão da distribuição (30 segundos é o tempo necessário para que o robô faça a coleta do medicamento e os disponibilize ao farmacêutico ou atendente através de um dispenser instalado no próprio balcão de atendimento).
Hospitais
Em hospitais, o BD Rowa Technologies atua como uma plataforma de gerenciamento de medicamentos, integrando a enfermagem, farmácia e TI, e todos os seus processos: desde o pedido e a logística até o armazenamento e distribuição aos pacientes. Desta forma, garante a disponibilidade, segurança e rastreabilidade desde o primeiro uso pelo paciente, e até mesmo depois de sua alta médica. Ou seja: mesmo após a liberação, é possível detectar qual paciente fez uso de qual lote do medicamento, com exatidão da dosagem e se houve algum tipo de reação; um prontuário médio completo, com todos os detalhes do tratamento e disponível a alguns cliques.
Nesse ambiente, o robô administra os medicamentos, juntos ao paciente, em três fases: admissões, preparações e dispensação. Além de evitar erro humano na manipulação de doses, o Rowa garante a redução de custos com medicamentos extras.