B. Braun apresenta soluções na trajetória clínica do paciente colorretal
Adotando um novo posicionamento, a B. Braun Brasil, por meio da divisão Aesculap, em parceria com OPM (Out Patient Market) e Hospital Care (HC), participa pela primeira vez, da 68° edição do Congresso Brasileiro de Coloproctologia, que ocorre até amanhã, 21 de setembro, em Fortaleza (CE).
A empresa apresenta para a comunidade médica soluções focadas na trajetória clínica do paciente submetido à cirurgia colorretal, com produtos e serviços focados no pré e pós-operatórios e cirurgia. “A Cirurgia Colorretal tem sido uma das especialidades com maior índice de desenvolvimento. Todos os dias são aprimoradas novas conduções clínicas, procedimentos e diagnósticos. Por isso, com esse novo posicionamento nós pretendemos ampliar o reconhecimento da marca neste segmento capitalizando nosso vasto portfólio”, esclarece Igor Perigo, gerente de produto da divisão Aesculap.
Para a área cirúrgica, a divisão Aesculap apresentará duas novidades ao mercado: “A primeira é o grampeador de corte circular de uso único CSC-KOL dedicado a ressecções colorretais baixas; e o segundo é o Endo-SPONGE®, um método minimamente invasivo para o tratamento de vazamentos anastomóticos na área retal baixa. Com ele, a cavidade é drenada e os poros abertos da esponja permitem que a sucção seja transferida sobre todo o tecido em contato com a superfície da esponja”, explica Igor. Ainda no estande o público poderá conhecer o inovador sistema Einstein Vision 3D, desenvolvido para ser referência na visualização de cirurgias laparoscópicas.
“Controlar a desnutrição de pacientes no ambiente hospitalar tem se tornado um desafio cada vez mais comum para a equipe médica. Principalmente, em casos que acometem idosos e pacientes com diagnósticos graves. A melhora do quadro clínico e a manutenção da saúde desses pacientes são as principais preocupações da B. Braun. Nesse congresso, nós vamos apresentar como alternativa para esse tipo de cuidado o Nutricomp Energy HN e Nutricomp Energy HN Fiber, que têm como principal característica ser uma fórmula para Nutrição Enteral hipercalórica hiperproteica com alto teor de Ômega 3”, explica Isabel Lopes, gerente de produto da linha de Nutrição Enteral.
Pacientes em fase final da trajetória clínica também exigem da equipe médica esforço no controle da dor e, se necessário, nos cuidados com as feridas. “Para a fase do pós-operatório os cuidados com a dor são essenciais. Vamos apresentar dois produtos: as bombas de infusão elastoméricas Easypump®, que oferecem aos médicos e enfermeiros a opção de fornecer quantidades pré-determinadas de medicação ao paciente de forma contínua e precisa, seja no hospital ou em casa; e o Celsite Spinal, que oferece acesso espinhal para administração de terapias”, aponta Talita Caires, gerente de produto da linha de Dor.
Buscando proporcionar mais qualidade de vida ao paciente submetido à cirurgia de construção de estoma, OPM levará para o evento o “Celebrar”, programa de atendimento gratuito e personalizado à pessoa que vive com um estoma da B. Braun. Em operação desde 2018, a iniciativa é aliada do cirurgião, pois complementa o apoio necessário ao paciente e seus familiares no momento mais delicado, o pós-cirúrgico e a adaptação à vida com um estoma.
Os atendimentos são realizados por enfermeiras estomaterapeutas e acontecem na alta hospitalar ou na residência do paciente. Os pacientes são orientados sobre a vida com um estoma, os produtos necessários para o autocuidado e como ter acesso aos produtos via Sistema Único de Saúde (SUS), Saúde Suplementar e outros meios. Após a visita da enfermeira, ele é acompanhado pelo call center pelo período de seis meses, por meio de quatro ligações de monitoramento.
“O Programa Celebrar dá a confiança que o paciente precisa para retomar sua vida, agora com um estoma. A parceria com o cirurgião é fundamental para que essa confiança surja desde o primeiro momento, sem margens para ressentimentos ou crenças limitantes. Com a segurança de mais de 40 anos de expertise mundial em produtos para estomias, a B. Braun se coloca à disposição de toda comunidade médica para compartilhar o cuidado deste paciente com excelência”, ressalta Camila Marques, gerente de produtos responsável pelo programa.
O call center também funciona como um canal direto para o suporte no dia a dia. O paciente ou familiar podem acessá-lo para dúvidas sobre cuidados, informações de produtos ou outros assuntos pertinentes. Os interessados podem entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h pelo telefone 0800 022 7286, teclando na opção 4.