Bayer adquire a Asklepios BioPharmaceutical por US$ 4 bilhões
A Bayer AG anunciou a aquisição da Asklepios BioPharmaceutical, Inc. (AskBio), uma empresa biofarmacêutica com sede nos EUA especializada em pesquisa, desenvolvimento e produção de terapias gênicas em diferentes áreas terapêuticas. O portfólio de desenvolvimento da AskBio inclui investigação em estágio pré-clínico e clínico de candidatos para o tratamento de doenças neuromusculares, do sistema nervoso, cardiovasculares e metabólicas.
A Bayer terá direitos plenos à plataforma de terapia gênica da AskBio, incluindo um amplo portfólio de propriedade intelectual e uma organização bem estabelecida no desenvolvimento de contratos e produção, sedimentando as bases para futuras parcerias na área de terapias de associadas ao adenovírus (AAV). A aquisição da AskBio à célula emergente da Bayer e à área de terapias gênicas reforça o compromisso da companhia com o segmento. A iniciativa complementa a aquisição da BlueRock Therapeutics, em 2019, e consolida a ambição da Bayer em criar plataformas com potencial de impacto em múltiplas áreas terapêuticas. Sob os termos do contrato, a Bayer obterá preço de compra de U$ 2 bilhões iniciais e até U$ 2 bilhões em pagamentos de marcos com base no sucesso. Espera-se que cerca de 75% dos potenciais pagamentos de marcos baseados no sucesso sejam concluídos nos próximos cinco anos e o valor remanescente depois disso.
“De acordo com nosso propósito ‘ciência para uma vida melhor’, nos comprometemos a trazer melhorias significativas para os pacientes por meio da inovação”, disse Werner Baumann, Presidente do Conselho de Administração (CEO) da Bayer AG. “Com essa aquisição, a Bayer avança significativamente no desenvolvimento de uma plataforma de terapias celulares e gênicas que pode estar na vanguarda da ciência inovadora, contribuindo para a prevenção ou até mesmo a cura de doenças causadas por defeitos genéticos que vão impulsionar o crescimento da empresa no futuro.”
“Como parte de nossa estratégia, estamos construindo novas plataformas terapêuticas, incluindo terapias celulares e gênicas”, disse Stefan Oelrich, Membro do Conselho de Administração da Bayer AG e Presidente da Divisão Farmacêutica da Bayer. “Como líder emergente no campo de terapias gênicas, a expertise e o portfólio da AskBio nos apoiam no estabelecimento de opções de tratamento altamente inovadoras e fortalece ainda mais nosso campo de atuação. Queremos ajudar pacientes cujas necessidades médicas ainda não foram atendidas pelas opções de tratamento atuais e estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com a equipe da AskBio”.
“Nossa inovação na reengenharia dos capsídeos e no desenho de promotores, juntamente com nossos processos de fabricação escalonados, nos dão as ferramentas para fornecer soluções de terapias gênicas para mais pessoas que sofrem de um amplo espectro de doenças que não estão sendo tratadas adequadamente hoje”, disse Richard Jude Samulski, Diretor Científico e Co-Fundador da AskBio. “Com o alcance mundial da Bayer e sua experiência, especialmente nas vias das doenças, faremos a combinação de nossas culturas de avanço científico e compromisso com os pacientes, em conjunto com a manutenção da estrutura independente da AskBio, estamos posicionadas para fornecer desenvolvimento acelerado de terapias gênicas para tratar e beneficiar mais pacientes”, disse Sheila Mikhail, CEO e Cofundadora da AskBio.
Com a aquisição, a Bayer adicionará ao seu portfolio uma plataforma líder na indústria de terapia gênica baseada na associação ao adenovírus (AAV), que já demonstrou aplicabilidade em diversas áreas terapêuticas. Além dos ativos em vários estágios clínicos para indicações com altas necessidades médicas não atendidas, a aquisição inclui uma plataforma com tecnologia de última geração em terapia gênica, além da plataforma de produção de terapia gênica existente.
As terapias gênicas oferecem novas opções de tratamento para muitas doenças que atualmente não são tratadas, particularmente doenças genéticas causadas por um único defeito nos genes.
A plataforma de terapias gênicas da AskBio inclui uma linha de produção de células líderes da indústria e uma extensa biblioteca de capsídeos e promoters de AAV. A empresa gerou centenas de capsídeos e promotores AAV de terceira geração de sua propriedade que oferecem diferenciação por meio de eficácia potencialmente melhorada, resposta imunológica e especificidade para tecidos e órgãos. A plataforma representa uma das mais avançadas plataformas de terapia gênica com a promessa de atuar também nas indicações poligenéticas, ajudando assim a um maior número de pacientes. Os principais programas de pesquisa da AskBio, que são focados em Pompe, doença de Parkinson e insuficiência cardíaca congestiva estão atualmente nas fases iniciais de desenvolvimento clínico.
Para preservar sua cultura empreendedora como um pilar essencial de sucesso e inovação, a AskBio continuará a operar como uma empresa independente. A unidade CGT recém-criada da Bayer reunirá as atividades da companhia nessa área avançada a fim de estabelecer um ecossistema de inovação para seus parceiros, dentro da organização Bayer.
O fechamento da transação depende das condições habituais de aquisição, incluindo o recebimento das aprovações regulatórias necessárias, e espera-se que isso ocorra durante o quarto trimestre de 2020.
O Credit Suisse está atuando como consultor financeiro da Bayer, enquanto Baker McKenzie faz a assessoria jurídica. Já o JP Morgan está operando como consultor financeiro para a AskBio, enquanto o Ropes & Gray age como consultor jurídico.