Baxter conclui aquisição da HillRom por US$ 12,5 bilhões
Baxter International Inc. anunciou que concluiu a aquisição da Hillrom. A Baxter pagou U$ 156,00 em dinheiro para cada ação ordinária da Hillrom em circulação por um preço de compra de U$ 10,5 bilhões (com base nas contagens das ações da Hillrom no fechamento). Incluindo a assunção das obrigações de dívida pendentes da Hillrom, o valor empresarial da transação é de cerca de US$ 12,5 bilhões.
“A combinação Baxter-Hillrom abre a próxima fase de nossa transformação, apresentando uma nova onda de potencial para gerar maior impacto para pacientes, médicos, funcionários, acionistas e outras comunidades que atendemos em todo o mundo”, disse Joe Almeida, presidente da Baxter. “A integração de nossas capacidades complementares apresenta oportunidades adicionais de crescimento em nossa ampla área geográfica e também cria novas possibilidades notáveis de conectividade com inovação digital de ponta focada em melhorar o atendimento, reduzir custos e aumentar a eficiência do fluxo de trabalho.”
A combinação une duas organizações de tecnologia médica em uma visão compartilhada para transformar a saúde e promover o atendimento ao paciente em todo o mundo. A Baxter agora dá suporte a milhões de pacientes todos os dias em residências, consultórios médicos, centros de atendimento ambulatorial e quase todos os departamentos de hospitais. A empresa planeja desenvolver sua presença global robusta, incluindo infraestrutura comercial e de serviços, para expandir os produtos legados da Hillrom e da Welch Allyn em novos mercados internacionais, trazendo o portfólio coletivo de produtos e serviços para ainda mais pacientes e fornecedores em todo o mundo.
A Baxter também tem uma oportunidade única de promover a inovação em novas áreas projetadas para ajudar os provedores de saúde a aumentar a eficiência do fluxo de trabalho e melhorar os resultados do atendimento. Com base na base instalada coletiva da empresa de mais de dois milhões de dispositivos médicos globalmente, a Baxter planeja usar sua experiência combinada em tecnologia de conectividade e integração, soluções de saúde digital, visualização e análise de dados, desenvolvimento de terapia e monitoramento e detecção para construir um sistema conectado que envolve o paciente e sua equipe assistencial.
“Somos revigorados pelo potencial de criar valor para pacientes e clientes de novas maneiras como uma empresa combinada”, disse Almeida, “e somos fortalecidos pelo poder que reunimos como uma equipe unida em nossa missão de salvar e prolongar Vidas. Estamos muito entusiasmados em dar as boas-vindas aos nossos colegas Hillrom à Baxter. ”
Ambas as empresas têm um forte legado como cidadãos corporativos socialmente responsáveis. Cada um foi reconhecido por conquistas em diversidade no local de trabalho e responsabilidade corporativa, e por promover um ambiente que apoia e incentiva o alto desempenho, o respeito pelos indivíduos e o crescimento profissional.
Nomeações Executivas e da Diretoria
Em conjunto com a aquisição, a Baxter anunciou os seguintes executivos e nomeações para o conselho.
Giuseppe Accogli, ex-vice-presidente sênior e presidente da Baxter, unidades de negócios globais e das Américas, foi recentemente nomeado para a função recém-estabelecida de vice-presidente executivo e diretor de operações. Accogli está na Baxter há 14 anos em funções de responsabilidade crescente. Anteriormente, ele trabalhou para a Medtronic plc e em várias funções de vendas, produtos e marketing para a Tyco Healthcare e depois para a Covidien.
Além disso, em conexão com o fechamento da aquisição, o conselho de diretores da Baxter nomeou Nancy M. Schlichting, presidente aposentada e diretora executiva do Henry Ford Health System, para o conselho da Baxter. A Sra. Schlichting atuou no conselho de diretores da Hillrom. Atualmente, ela atua como diretora da Walgreens Boots Alliance, Encompass Health e Pear Therapeutics; vice-presidente do conselho do Duke University Health System; e curadora da Fundação Kresge e da Universidade Duke.
Destaques financeiros e de transações
A proposta de aquisição da Hillrom pela Baxter foi anunciada em 2 de setembro de 2021.
A Baxter espera que a combinação resulte em aproximadamente US $ 250 milhões em sinergias de custos anuais antes dos impostos até o final do terceiro ano. Essa estimativa exclui qualquer benefício de novas oportunidades de crescimento de receita em potencial resultantes da combinação das duas organizações.
Espera-se que a transação seja de baixo acréscimo de dois dígitos para o lucro ajustado por ação (EPS) da Baxter no primeiro ano completo após o fechamento, aumentando para mais de 20% no terceiro ano após o fechamento. A transação também deve expandir as margens de EBITDA ajustadas gerais da Baxter no médio prazo e entregar forte geração de fluxo de caixa com um alto retorno de um dígito sobre o capital investido (ROIC) esperado para o quinto ano após o fechamento.
A Baxter financiou a aquisição e o refinanciamento de certo endividamento assumido da Hillrom, por meio da emissão de $ 7,8 bilhões em títulos de taxa fixa e flutuante, $ 4,0 bilhões em contratos de empréstimo com taxa flutuante de três e cinco anos e o restante em dinheiro em mão. O custo médio ponderado do financiamento final da aquisição é de aproximadamente 2%, com prazo médio ponderado de aproximadamente sete anos. A Baxter está comprometida com a desalavancagem para um índice de alavancagem de dívida líquida / EBITDA ajustado de 2,75x dentro de dois anos após o fechamento.