Baxter destinou mais de US$ 18 milhões para ajuda humanitária
A Baxter, empresa global de produtos médicos, lançou seu Relatório de Responsabilidade Corporativa referente ao ano de 2018. O documento mostra o progresso da empresa em iniciativas para impulsionar operações mais sustentáveis, melhorar a qualidade de suas terapias, construir comunidades saudáveis, promover um ambiente de trabalho forte e melhorar o acesso aos cuidados de saúde.
Em 2018, a Baxter e a Baxter International Foundation doaram cerca de US$ 18 milhões em dinheiro e produtos para as comunidades em todo o mundo em apoio à ajuda humanitária, iniciativas de educação e engajamento da comunidade.
O Brasil tem contribuição estratégica na atuação da companhia por meio de doações expressivas nos últimos três anos, tendo o grupo Expedicionários de Saúde sido o grande beneficiado em 2018. O relatório destaca ainda o avanço acelerado da Baxter em direção a algumas das prioridades da estratégia de Responsabilidade Corporativa 2020, que inclui superar várias de suas metas antes do previsto nas áreas de inovação de produtos, saúde e segurança dos colaboradores, operações e compras e logística.
“Nosso foco inabalável na cidadania corporativa forte é tão fundamental para a nossa missão de salvar e sustentar vidas como os produtos em nosso portfólio”, disse José (Joe) E. Almeida, presidente e diretor executivo da Baxter Internacional. A empresa conta atualmente com mais de 50.000 colaboradores no mundo.
Entre centenas de outros subsídios e programas, esses esforços incluem a iniciativa “Driving Your Health” (em português Dirigindo Sua Saúde) da Baxter International Foundation, com a organização humanitária em prol da saúde, Direct Relief, agora em seu terceiro ano. Este programa médico comunitário gratuito atende à grande área da Cidade do México e oferece serviços focados na melhoria dos resultados de saúde por meio de cuidados preventivos básicos, gerenciamento de condições crônicas e fornecimento de assistência de transporte para hospitais. De 2016 a 2018, mais de 630 mil pessoas se beneficiaram do programa, superando a meta inicial.
Em 2018, a empresa continuou a implementar práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de valor e reduzir seu impacto ambiental globalmente. Em comparação com sua linha de base de 2015, a empresa reduziu as emissões absolutas de gases de efeito estufa em 14%, superando sua meta de 2020, em parte devido a 29% do uso de energia da Baxter proveniente de fontes renováveis. As parcerias de reciclagem de hospitais e clínicas da Baxter na Austrália, Nova Zelândia e Guatemala resultaram em mais de 200 toneladas de PVC reciclado. Além disso, a empresa aumentou seus gastos com fornecedores diversos para 6,1% dos gastos relevantes em 2018, mais de 50% desde 2015 e superando sua meta.