Banco de sangue da BP recebe acreditação internacional

O banco de sangue da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo acaba de receber a acreditação internacional da Advancing Transfusion and Cellular Therapies Worldwide (AABB), a mais relevante nas áreas de banco de sangue, serviços de células de cordão umbilical, células progenitoras, somáticas e imuno-hematologia.

A área, que atende toda a operação hospitalar da instituição, vem realizando há algum tempo relevantes melhorias em estrutura, revisando processos, medindo os resultados obtidos e buscando continuamente a excelência dos serviços oferecidos, desde a captação de doadores até o uso efetivo do sangue doado.

“A conquista dessa certificação vem coroar um trabalho realizado a muitas mãos e atesta que as práticas adotadas pela BP estão entre as melhores do mundo. Os serviços oferecidos para nossos doadores, pacientes e médicos estão ainda mais seguros e refletem a preocupação com a qualidade que é característica da nossa instituição”, explica Luiz Eduardo Loureiro Bettarello, diretor-executivo Médico e de Desenvolvimento Técnico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A certificação pressupõe obrigatoriamente o cumprimento de requisitos de organização, disponibilidade de recursos e equipamentos, relação com fornecedores e pacientes, controle de processos, documentos e registros, gerenciamento de desvios, não conformidades e eventos adversos, segurança e ciclos de melhoria e tem como base regulações nacionais e internacionais.

“Trata-se de uma certificação muito importante, pois chancela a adoção das melhores práticas em medicina transfusional nos serviços prestados e também nos estimula a manter esse alto padrão, tendo em vista a necessidade de renovação da acreditação a cada dois anos”, conclui o executivo.