Amazon Web Services lança programa de aceleração para startups de saúde
Atualmente, o setor de saúde está passando por mudanças significativas, com grande parte do foco nos esforços clínicos, operacionais e financeiros da Covid-19. No entanto, mesmo durante o cenário pandêmico, o segmento ainda enfrenta a necessidade de encarar o envelhecimento da população, uma lacuna cada vez maior na força de trabalho e um volume crescente de dados. As organizações de saúde, de sistemas hospitalares às agências públicas, têm recorrido às soluções de tecnologia para ajudá-las a se adaptar e responder rapidamente a esses desafios, inovando de maneira ágil com soluções compatíveis e baseadas em dados. Para apoiar tanto startups de saúde e a necessidade do setor por soluções inovadoras, a AWS anunciou o lançamento do Amazon Web Services (AWS) Healthcare Accelerator.
O programa de mentoria com aceleração técnica e de negócios tem duração de quatro semanas, e é aberto para startups de saúde com sede nos EUA ou com operações no país. Um grupo de dez startups do setor que contam com um produto estabelecido no mercado, com clientes e receitas comprovadas, e que buscam usar a AWS para auxiliar na resolução dos desafios da saúde, será selecionado para participar deste novo programa. O projeto é desenvolvido para acelerar o crescimento na nuvem, com foco em soluções como monitoramento remoto de pacientes, tecnologia de voz, analytics, engajamento do paciente e atendimento virtual. As inscrições estão abertas e as propostas devem ser enviadas até 23 de julho de 2021.
A AWS anunciará o primeiro grupo selecionado para o AWS Healthcare Accelerator em colaboração com o KidsX, acelerador digital de saúde dedicado exclusivamente à pediatria. KidsX é um ecossistema global de inovadores, ancorado por um consórcio de mais de 50 hospitais infantis da América do Norte, Europa e Austrália, com foco em empresas de saúde digital em estágio inicial para inovar em atendimento pediátrico. O AWS Healthcare Accelerator estará aberto às startups que visam qualquer perfil de pacientes, com o KidsX trazendo sua forte rede de organizações e experiência em entrega de programas aceleradores.
O objetivo do AWS Healthcare Accelerator é cultivar e promover soluções de iniciativas inovadoras que alcancem o objetivo quádruplo de melhorar a experiência do paciente e do médico, atinjam melhores resultados de saúde e menor custo de atendimento. Ao buscar soluções baseadas em dados, a AWS apoiará empresas de saúde do setor público que visam acelerar sua transformação digital.
Nas primeiras dez semanas da pandemia da Covid-19, o Center for Disease Control (CDC) reportou uma redução geral de 42% nas visitas ao departamento de emergência em hospitais. Essa tendência também foi observada em outras áreas nos sistemas de saúde e foi possível ver taxas mais baixas de utilização e contratação de serviços; que têm um impacto significativo sobre os resultados de saúde e financeiros, tanto para o paciente quanto para o provedor. Isto coloca as startups de saúde na posição única de serem capazes de fornecer rapidamente soluções de uso imediato, que podem utilizar dados e análises para identificar pacientes de alto risco, criar uma plataforma para atender e fornecer cuidados aos pacientes de maneira remota, ou mesmo ser o pivô entre sua atual funcionalidade e o atendimento às necessidades de saúde do setor público.
As aplicações serão avaliadas por diferentes fatores, como: natureza inovadora e única do projeto, valor geral que a solução trará para o setor de saúde, aplicação criativa de ferramentas da AWS para resolver problemas e capacidade de entrega da equipe frente à oportunidade identificada.
AWS e KidsX selecionarão dez startups para participar do programa de quatro semanas, que ocorrerá virtualmente. As startups selecionadas receberão crédito promocional da AWS, oportunidades potenciais de prova de conceito com clientes de saúde do setor público, treinamento especializado, orientação de especialistas do setor e em assuntos técnicos, desenvolvimento de negócios e orientações go-to-market e de investimento. O programa trará líderes da saúde para colaborar com startups em tópicos que vão desde a definição de modelos de negócios, caminhos regulatórios, validação clínica, integração do Registro Eletrônico de Saúde e muito mais. Também haverá oportunidades de colaboração com clientes da AWS e membros da AWS Partner Network em busca de soluções inovadoras.