Solução possibilita 92% de automatização de auditoria em Unimeds

Na saúde suplementar, um dos principais motivos de reclamações está relacionado ao processo de autorização de procedimentos. Ao final de 2019, a Triágil, startup voltada à jornada do paciente, firmou uma parceria com a Unimed Vitória a partir do programa Findeslab para auxiliá-los na otimização do processo de regulação local.

“Nós identificamos que mesmo já utilizando regras e parametrizações para automatizar grande parte das autorizações, dezenas de milhares de análises eram realizadas manualmente por médicos auditores, seguindo diretrizes técnicas. Pensando nesse cenário, idealizamos um sistema que garante agilidade nos trâmites de regulação a partir do uso de Inteligência Artificial (IA)”, explica Gustavo Rocha, CEO da Triágil.

Em apenas 06 meses de operação nas Unimeds, a solução atingiu uma média de automatização da auditoria prévia de até 92%, com uma concordância (assertividade) com auditor de 99%. “Com a IA com o melhor desempenho do mercado de saúde brasileiro para automatização da auditoria prévia de procedimentos, nossa estimativa é que 2 milhões de vidas sejam impactadas pela solução até o final deste primeiro ano de operação”, garante Gustavo.

“Quando se investe em soluções como essa, conseguimos automatizar grande parte dos procedimentos, garantir isenção nas análises e consistência dos resultados. Por outro lado, os auditores médicos podem focar em questões muito mais estratégicas, como por exemplo conciliações, evitando a necessidade de juntas médicas, além do aprimoramento de protocolos baseados nas diretrizes de utilização (DUT) da ANS”, ressalta o diretor médico, Fábio Madureira.

O sistema de regulação do Sistema Unimed, que conta com mais de 17 milhões de beneficiários, é a maior rede de assistência médica do Brasil.