60% dos homens acreditam que aumento benigno da próstata pode evoluir para câncer
Pesquisa inédita revela que 60% dos homens, com mais de 50 anos, acreditam erroneamente que o aumento benigno da próstata pode evoluir para câncer. Os dados estão em uma pesquisa idealizada pela Apsen, indústria farmacêutica, com chancela das Sociedades Brasileiras de Urologia do Rio de Janeiro e de São Paulo (SBU-RJ e SBU-SP). O estudo faz parte da série de ações promovidas pela farmacêutica nacional, por meio da campanha FelizIdade.
De cunho social, a campanha pretende garantir acesso à informação de qualidade, conscientizar a população sobre a hiperplasia prostática benigna (HPB) e promover ações que incentivem os homens a investigarem possíveis sintomas. “Quando diagnosticada no início, a HPB pode ser tratada de forma mais eficaz, reduzindo os sintomas e prevenindo danos à bexiga e aos rins. Além disso, o diagnóstico precoce permite que os médicos monitorem a condição e ajustem o tratamento conforme necessário, garantindo que os pacientes recebam os cuidados mais adequados.” – explica Wagner Matheus, atual presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – seccional São Paulo.
A pesquisa, que ouviu 500 homens, de 50 anos ou mais, em todo território nacional, também apontou que apenas 39% dos respondentes com mais de 50 anos realizaram exames para detectar o aumento da próstata no último ano, com preocupantes 36% nunca terem feito o exame. A situação é mais preocupante na classe C: 4 em cada 10 homens nunca realizaram estes exames – toque retal, PSA ou ultrassonografia. Outro ponto que merece destaque é a significativa parcela de homens que, apesar de conhecerem os exames preventivos e seus benefícios, ainda não os realizam com a regularidade necessária. O exame de toque retal, fundamental para o diagnóstico precoce, é conhecido por 80% dos participantes, mas realizado por menos da metade destes, evidenciando a influência de barreiras como tabu e preconceito.
“Mesmo sendo um dos tipos de câncer mais frequente entre homens, a incidência do câncer de próstata é muito menor quando comparada aos números da hiperplasia prostática benigna. Enquanto o Instituto Nacional de Câncer aponta 10,2% de ocorrência do câncer de próstata, temos a HPB como uma condição comum, que afeta cerca de 50% dos homens acima de 50 anos”- ressalta Mauro Muniz, urologista e diretor-presidente da SBU-RJ.
A conscientização sobre a HPB é essencial para garantir que mais homens procurem diagnóstico e tratamento precoces. Nesse sentido, a Apsen tem desempenhado um papel importante por meio da campanha FelizIdade. Desenvolvida com o apoio da SBU-SP, SBU-RJ e da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a campanha unirá mais de 3 mil farmácias de todo o Brasil, visando disseminar informações sobre a HPB e promover exames preventivos disponibilizados gratuitamente.
A Apsen também está utilizando a plataforma Digital Favela a fim de alcançar populações mais vulneráveis, garantindo que informações essenciais cheguem a todos, independentemente da sua condição socioeconômica e traz o cantor Seu Jorge como apoiador da causa social do projeto que dá acesso a exames de possíveis sintomas da HPB para homens da periferia gratuitamente. “Acreditamos firmemente na pesquisa e nas ações que podem tornar a jornada do paciente mais simples para o diagnóstico de problemas como esse. Ter Seu Jorge como um dos apoiadores na disseminação dessa mensagem à população marca o início de um projeto social totalmente alinhado ao nosso propósito de cuidar das pessoas.”, explica Renata Spallicci, VP Executiva da Apsen. “a Campanha FelizIdade traz um plano de comunicação robusto, contando com o apoio de médicos e farmácias de todo o país. Nosso objetivo é proporcionar acesso à informação, diagnóstico e conscientização sobre o cuidado com a saúde do homem.”, completa.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para gerenciar os sintomas e prevenir complicações relacionadas à HPB. O primeiro passo para a detecção da doença é a avaliação clínica, seguida do exame de toque retal para avaliar se a próstata está aumentada. Existem também exames complementares que podem ajudar no diagnóstico, como a análise da urina e do sangue, o VPSS (Escore Visual de Sintomas Prostáticos), exame de sangue para antígeno específico da próstata (PSA) e, até mesmo, uma ressonância magnética. O tratamento da HPB varia conforme a gravidade dos sintomas e pode incluir medicamentos que relaxam os músculos da próstata e da bexiga, facilitando a micção, medicamentos que reduzem o tamanho da próstata ou a terapia combinada, que associa os citados anteriormente. Em casos mais severos, pode ser necessária intervenção cirúrgica para remover o tecido prostático excessivo.
Campanha FelizIdade
Idealizada pela Apsen, com apoio das SBU-RJ, SBU-SP, da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA) e da Digital Favela e com curadoria cientifica dos médicos Vitório Kemp, Marcelo Langer Wroclawski, Maria Cláudia Bicudo, curadoria de conteúdos: podcast Papo com Urologista Giovanni Scala Marchini e programa Saúde Brasil da TV Cultura, a campanha FelizIdade tem como objetivo não só conscientizar a população sobre a hiperplasia prostática benigna, mas também promover ações que incentivem os homens a investigarem possíveis sintomas. “Farmácias e farmacêuticos ainda são o recurso mais subutilizado de todo o sistema de saúde. Ao atuar na triagem de doenças e na adesão ao tratamento, as farmácias podem ajudar a transformar a saúde do brasileiro para a melhor. Abrafarma e Apsen se unem nesse projeto para ajudar a transformar essa realidade.” declara Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
Para Tiago Trindade, Cofundador, Sócio e CCO da Digital Favela, a participação do squad da Digital Favela vem para fortalecer a disseminação das mensagens da campanha. “Essa parceria da Digital Favela com uma marca gigante como a Apsen nos enche de orgulho. É o encontro de uma empresa que impacta a vida das pessoas através da criatividade com uma empresa que oferece acesso a serviços de saúde de qualidade de forma simples e acessível. Uma campanha com propósito, onde nossos influenciadores vão levar uma mensagem tão importante de um jeito autêntico, empático e direto, como deve ser.” declara
Para fortalecer ainda mais a ação de conscientização sobre a HPB, a Apsen anunciou o ator, cantor e compositor Seu Jorge, como apoiador da causa social do projeto para distribuir exames de HPB para homens da periferia gratuitamente. A iniciativa da Apsen é sustentada por quatro pilares essenciais: Interação Social: O primeiro pilar é a utilização das mídias sociais para disseminar informações sobre os sintomas e promover o engajamento com o público e gerando o direcionamento para um portal dedicado à saúde masculina, o portal FelizIdade.