Setor de artigos farmacêuticos registra queda 2,8% em junho
A 30ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS) apontou uma queda de 2,8% no volume de vendas do setor de Artigos farmacêuticos em junho. No comparativo anual, o segmento também apresentou resultado negativo, de 2,3%. O estudo, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo no país, é uma iniciativa da Stone.
Os outros sete segmentos analisados registraram queda em junho, reforçando o cenário de retração da atividade do varejo no mês. Os resultados negativos foram liderados pelo setor de Móveis e Eletrodomésticos, com recuo de 6,4%, seguido por Material de Construção (6,3%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (4,3%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (3,7%), Tecidos, Vestuário e Calçados (2,3%), Combustíveis e Lubrificantes (1,7%) e Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (0,3%).
No comparativo anual, o setor de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria liderou o crescimento entre os segmentos analisados, com alta de 1,5%. Entre os resultados negativos, destacam-se Móveis e Eletrodomésticos, com queda de 8,7%, Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (6%), Material de Construção (5,8%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (4,3%), Combustíveis e Lubrificantes (1,1%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (0,5%).
Segmentos analisados
O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia oito segmentos:
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
- Livros, jornais, revistas e papelaria;
- Móveis e eletrodomésticos;
- Tecidos, vestuários e calçados;
- Material de Construção;
- Combustíveis e Lubrificantes;
- Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico.