Compartilhar casos clínicos e experiências para vencer a Covid

*Por Luiz Antonio Nasi

A COVID-19 se caracteriza como uma síndrome clínica de múltiplas apresentações. Temos um cenário bastante diverso, ainda desconhecido e pouco compreendido, o que faz dessa doença um imenso desafio para a medicina. Na linha de frente para reduzir o risco de morbimortalidade, quase aprendemos em tempo real o melhor tratamento para cada paciente. E o melhor aliado para vencer esta batalha tem nome: o conhecimento oriundo da prática clínica e dos ensaios clínicos.

Para que a comunidade médica e os profissionais da saúde possam compreender melhor essa realidade, a Superintendência Médica do Hospital Moinhos de Vento decidiu compartilhar as experiências de seus profissionais. Assim, construímos o Summit COVID-19 Hospital Moinhos de Vento – composto por vídeos onde apresentamos e discutimos com os nossos especialistas casos interessantes atendidos na instituição.

Iniciamos a série com um paciente masculino de 58 anos com pneumonia por COVID-19. Oligossintomático, sua tomografia de tórax não possuía alterações significativas e dosagem de D-dímeros maior que 10.000 ng/ml. Já o segundo vídeo apresenta o caso de um paciente masculino de 68 anos com pneumonia, lesão pulmonar aguda grave, insuficiência respiratória, após uma semana de tratamento para suspeita de dengue.

A coordenação do Summit COVID-19 Hospital Moinhos de Vento é do Dr. Luiz Antonio Nasi. Participam da análise dos casos os seguintes especialistas: Dra. Carisi Anne Polanczky, chefe do Serviço de Cardiologia, Cirurgia Vascular e Cardíaca; Dr. Marcelo Basso Gazzana, chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica; Dra. Roselaine Pinheiro de Oliveira, chefe do Serviço de Medicina Intensivista; o infectologista Dr. Diego Falci; os radiologistas Dr. Rafael Domingos Grando e Dra. Ana Paula Zanardo e o residente em Medicina Interna, Dr. Pablo Barrios.

A cada momento, precisamos estabelecer novos protocolos, considerar cenários atípicos e manter uma atualização constante embasada nos principais estudos científicos. A COVID-19 ainda nos faz lidar diariamente com o medo.

As videoaulas estão disponíveis no site covid19.hospitalmoinhos.org.br, plataforma que também reúne desde protocolos de atendimentos e instruções sobre EPIs até artigos científicos e outros casos clínicos, no LinkedIn e no YouTube. Nas próximas semanas e meses, compartilharemos o que estivermos aprendendo e descobrindo nesses espaços.

A troca constante de conhecimento fará a diferença em um momento em que a humanidade tanto precisa.


*Luiz Antonio Nasi é Superintendente Médico do Hospital Moinhos de Vento