Startup do Cietec lança app que auxilia no controle da epilepsia

De acordo com o estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há 65 milhões de pessoas com epilepsia no mundo e 1/3 dos pacientes não responde à medicação ou cirurgia. Diante deste cenário, a Epistemic, startup residente na Incubadora USP/IPEN-Cietec, e especializada na gestão para tratamento de epilepsia, traz ao mercado um aplicativo inédito e gratuito, integrado a uma plataforma digital para médicos, que auxilia o controle da epilepsia.

Denominado Epistemic App, a tecnologia funciona como um diário de epilepsia. Por meio do preenchimento de um questionário sobre o dia a dia e das crises dos pacientes, o aplicativo armazena indicadores, tais como: registro de crises epilépticas e seus gatilhos, qualidade do sono, alimentação, prática de esportes até registro e lembrete para medicamentos, entre outros.

O objetivo do aplicativo é organizar as informações sobre o cotidiano do paciente e facilitar a visualização pelo médico, possibilitando um melhor conhecimento dos padrões das crises. As perguntas do diário são ajustáveis por paciente e ajudam o médico a entender seu quadro atual para que o tratamento seja feito da melhor forma possível.

A ferramenta também permite que o responsável ou cuidador do paciente crie um usuário em nome dele e preencha o questionário com as informações do paciente.

“Temos sempre a preocupação com a comodidade do paciente na hora de administrar suas crises. Nem sempre lembramos tudo aquilo que vivemos. Por isso, o Epistemic App oferece um meio de registro diário através de um questionário com uma sequência de perguntas sobre seus hábitos e suas crises”, explica Paula Gomez, CEO da Epistemic.

O Epistemic App é integrado a uma plataforma digital para médicos, o Epistemic Web. Com este dashboard o médico recebe os dados no formato de gráficos, caso o paciente autorize, contendo informações sobre as crises, o humor, a atividade física, o sono, a alimentação, o funcionamento do intestino, ingestão de medicamentos, entre outros.

Além disso, pelo Epistemic Web, é possível configurar notificações para receber lembretes no horário de tomar cada remédio. O aplicativo já está disponível em português e em inglês, para Android, no Google Play.