Einstein desenvolve app para apoiar empresas na retomada de atividades

Para auxiliar organizações na retomada das atividades de forma segura para os colaboradores, reduzindo os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, o Hospital Israelita Albert Einstein desenvolveu o aplicativo CoVida. O programa de cuidados digital permite triagem, orientação online, monitoramento contínuo da saúde dos quadros de colaboradores e prestadores de serviços, bem como consultas por telemedicina.

Antes do uso do aplicativo, a empresa recebe uma visita de uma equipe Einstein. O objetivo é conhecer a dinâmica de trabalho, entender os processos, a organização interna para a retomada e como a saúde dos colaboradores em relação à Covid-19 tem sido acompanhada.

“Este cenário ajuda a traçar, junto com a empresa, como será a implantação do programa CoVida”, explica Raquel Dilguerian de Oliveira Conceição, gerente médica responsável pelo Programa de Saúde dos Colaboradores e pela área de Saúde Populacional do Einstein. Entre as informações levantadas estão o número de funcionários, como eles são orientados a respeito da Covid-19, as medidas preventivas já estabelecidas e o procedimento interno em caso de identificação de casos positivos.

O segundo passo é o uso do aplicativo CoVida para o monitoramento online da saúde do quadro de colaboradores, que diariamente respondem pelo app a perguntas relacionadas aos sintomas do novo coronavírus. As pessoas que apresentarem algum indício de Covid-19 são direcionadas automaticamente para o chat com equipe médica do Einstein, que faz o primeiro atendimento remoto. A orientação médica virtual é disponível 24 horas por dia, sete dias da semana, com etapa de triagem de sinais e sintomas da doença.

Com a ferramenta é possível solicitar a emissão do pedido do teste para diagnóstico da doença, agendar e realizar exames diagnósticos nas clínicas Einstein ou em casa e ter acompanhamento médico durante o período de isolamento e consultas por telemedicina.

Diariamente, os dados registrados pelo aplicativo geram um gráfico com as principais informações de saúde da empresa, subsidiando decisões internas referentes à prevenção e controle da Covid-19.