App ‘Remédio Agora’ atinge marca de 100 mil usuários
O aplicativo “Remédio Agora“, criado pelo Governo do Estado de São Paulo para facilitar a retirada de remédios de alto custo, ultrapassou a marca de 100 mil usuários. A ferramenta, lançada em setembro de 2019, avisa sobre a disponibilidade de remédios, permite que o paciente agende a data e o horário para retirada de medicamentos e, ainda, o reagendamento se pessoa não puder comparecer. No decorrer de seu primeiro ano de funcionamento, já acumula 101,4 mil cadastros e 307 mil agendamentos.
“Este aplicativo demonstra nosso compromisso de prover atendimento com qualidade e agilidade aos pacientes que precisam dos medicamentos de Alto Custo. Além de ser prático, é uma ferramenta que auxilia na prevenção da Covid-19 ao reduzir deslocamentos e tempos de permanência em espaços comuns”, diz o Secretário de Estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn.
A meta é que o sistema seja adotado por todos os pacientes das farmácias cadastradas e há orientações para que mais usuários adotem a iniciativa. Por meio dele, foi possível reduzir em aproximadamente 25% o número de pessoas dentro de cada farmácia, em média. Na capital, o aplicativo está disponível nas Farmácias do Componente Especializado Maria Zélia, Várzea do Carmo e Vila Mariana, que representam 70% dos usuários e 77% dos agendamentos. No Alto Tietê, foi implantado em Mogi das Cruzes, e seguindo a expansão gradativa, já chegou também à Campinas e Ribeirão Preto, no interior de SP.
O aplicativo foi desenvolvido gratuitamente pela empresa Duosystem, especializada em inteligência e inovação e saúde, em parceria com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).
“O app rompe barreiras físicas e proporciona maior cuidado e proximidade com o paciente em apenas um toque. Especialmente no momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19, o objetivo é melhorar a atenção e o acesso na saúde, atendendo a procura desnecessária por um serviço de saúde e a exposição nestes locais”, declara o presidente da Duosystem, João Paulo Baptista Campi.
O app está disponível na Google Play para instalação em smartphones com sistema Android, e em breve será possível fazer o download na App Store, para quem utiliza iOS.