ApexBrasil vai liderar missão empresarial a Cuba com foco em saúde

O setor de saúde e tecnologia de Cuba é um dos mais desenvolvidos do mundo, e é buscando estabelecer conexões com empresas nacionais desse segmento que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) levará, entre os dias 24 e 26 de junho, uma missão empresarial ao país caribenho. Serão disponibilizadas 20 vagas, e as inscrições devem ser feitas até o dia 21 de abril.

A agenda é voltada a produtoras de dispositivos médicos e insumos farmacêuticos, especialmente àquelas que ainda não exportam ou que iniciaram recentemente sua jornada exportadora. Aos interessados, a ApexBrasil vai oferecer, em 10 de abril, às 11h, o webinar Como acessar o mercado de saúde e tecnologia de Cuba, com apresentação de dados sobre comércio bilateral entre os dois países e de um caso de sucesso sobre exportação para Cuba. Haverá também um espaço para sanar dúvidas sobre a missão.

Programação

As empresas selecionadas para a missão empresarial a Cuba terão direito a uma série de atividades preparatórias nos meses de maio e junho. Será ofertado um curso básico de Espanhol, com duração de quatro semanas, focado nas rodadas de negócios e nas interações com o mercado cubano. Também haverá uma oficina online de competitividade, orientada ao desenvolvimento de competências operacionais e gerenciais para a atividade exportadora, e um webinar para troca geral de informações sobre as agendas in loco.

Durante a missão, o grupo de empresas selecionadas fará rodadas de negócios com uma entidade do governo cubano responsável pelas importações do setor de saúde e tecnologia (BioCubaFarma ou MEDICuba), a partir de agendas customizadas definidas de antemão. Além disso, o grupo participará de seminários, com foco em aspectos técnicos, culturais e de negócios sobre Cuba, e visitará alguns dos mais importantes hubs de saúde e tecnologia da região, identificando tendências e melhores práticas de mercado.

Seleção

Entre os critérios para seleção e classificação das empresas, estão possuir lista de preços para o mercado-alvo (FOB, CIF, CRF); habilitação para exportar (RADAR ativo); e embalagem/materiais promocionais, inclusive website, traduzidos para inglês/espanhol. Em consonância com as prioridades de gestão da ApexBrasil, também receberão pontuação adicional as empresas que tenham liderança desempenhada por mulheres e/ou que estejam localizadas no Distrito Federal e nas regiões Norte e Nordeste do país.

A classificação ainda levará em conta outros critérios, como ter participado do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil nos últimos dois anos e integrar os projetos setoriais Brazilian Health Devices, da ApexBrasil em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO); e Brazilian Pharma & Health, executado por meio de parceria entre a Agência e a Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e Insumos Farmacêutico (ABIQUIFI).

Relações com Cuba

A missão será realizada pela ApexBrasil em parceria com o Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Havana, contando também com o apoio da ABIMO e da ABIQUIFI. É desdobramento de uma missão comercial à ilha caribenha em setembro de 2023, liderada pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, com vistas a reativar o comércio entre as duas nações, ou seja, ampliar a venda de produtos brasileiros para Cuba e aumentar as importações de produtos cubanos. À época, Viana realçou que Brasil e Cuba querem e precisam fortalecer os laços comerciais e diplomáticos, estabelecendo uma parceria comercial que garanta segurança e promova o desenvolvimento das duas nações.

“Temos todas as condições de promover uma relação de ganha-ganha para os dois países, fornecendo tecnologia de ponta para a produção de alimentos e biocombustíveis, além de energia solar, bem como a produção de fármacos e vacinas”, realçou, na ocasião, o presidente da ApexBrasil. Em fevereiro deste ano, Brasil e Cuba ampliaram a cooperação por meio da assinatura de um protocolo na área de ciência, tecnologia, inovação e complexo da saúde, no marco da 1ª Reunião do Comitê Gestor Binacional Brasil-Cuba (CGBBC).

Com população de 11,3 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 24,3 bilhões, Cuba mantém relações comerciais com o Brasil desde 1985. O fluxo de comércio entre os dois países está atualmente na ordem de US$ 235 milhões, mas há possibilidade de ampliar esse número. Cuba possui amplo know-how em saúde e tecnologia, enquanto o Brasil dispõe de capacidade industrial para produção em escala e mercado relevante. A missão empresarial a Cuba busca endereçar essa oportunidade.


Serviços
Missão Empresarial Cuba 2024 – Saúde e Tecnologia
Data: De 24 a 26 de junho de 2024
Local : Havana, Cuba
Complexo: Saúde e Tecnologia
Setores prioritários: Dispositivos médicos e insumos farmacêuticos
Prazo de inscrições: 21 de abril
Regulamento aqui.
Inscrições aqui.

Webinar Como Acessar o Mercado de Saúde e Tecnologia de Cuba
Data: 10 de abril de 2024
Horário: 11 horas
Prazo de inscrições: 10 de abril
Inscrições aqui.

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