Ansiedade é o principal motivo para a busca da terapia online
Levantamento realizado com 7.428 pessoas de todas as idades pela OrienteMe, healthtech especializada em saúde corporativa, apontou que a ansiedade é principal razão que leva os indivíduos a buscar terapia online. De acordo com os dados, 75,16% dos entrevistados sofrem com o problema, sendo que 47,15% já chegaram a experimentar terapia online para solucionar o problema e mais de 52% nunca tinham feito terapia antes.
“São muitos os gatilhos que desencadeiam a ansiedade nos tempos atuais, como o desemprego e a diminuição da renda, que levam à incertezas e ao medo de não conseguir arcar com as responsabilidades mensais e necessidade dos familiares”, afirma Renata Tavolaro, head de psicologia da OrienteMe, lembrando que os números foram obtidos com base em entrevistas realizadas de julho a setembro deste ano.
Depois da ansiedade, o estresse (52%), a autoestima (44%), a necessidade de autoconhecimento (39%) e os conflitos familiares (22%) aparecem em seguida como outros motivos de insatisfação emocional. Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, os números da ansiedade seguem estáveis: de janeiro a março, 47,81% dos respondentes afirmaram sofrer com ansiedade; de julho a setembro, o índice foi de 48,59%.
O levantamento da OrienteMe entrevistou pessoas de todas as idades, com predominância das faixas etárias dos 21 aos 30 anos (40,9%), dos 31 aos 40 anos (34%) e dos 41 aos 50 anos (14,8%). Cerca de 65% dos respondentes eram do sexo feminino, enquanto 34% do masculino; mais de 86% deles preferiram não informar a orientação sexual.
São Paulo foi o estado que mais contou com respondentes: 64%, seguido do Rio de Janeiro, com 12% e Minas Gerais, com 6%.