Empresas de atenção primária criam associação representativa
Cinco empresas do setor de atenção primária e cartão de benefício se juntaram para criar a primeira associação representativa do setor no Brasil. Fundada em 28 de junho, a Associação Nacional das Empresas de Benefícios Primário e Secundário (Anebaps), possui afiliados em estados como São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. Atualmente, o modelo de subscrição nas empresas filiadas soma 2 milhões de usuários, quase 1 milhão de assinantes nos programas de cartões de desconto e possui aproximadamente 1500 profissionais de saúde atendendo as redes credenciadas.
Hoje, a associação congrega empresas do setor que atendem em 76 centros médicos espalhados por diferentes regiões do Brasil. Além do dr.consulta, fazem parte da instituição Clínica Vittá, SIMCo Healthcare, Salute e Segmedic. “Nossos objetivos perpassam pelo ganho de eficiência, criando um padrão de atendimento, compras compartilhadas e contratação de serviços, melhorando a escalabilidade dos negócios. Com isso, podemos até pensar na criação de um crossover de clientes entre as empresas em um futuro, o que com certeza viabilizará acesso à saúde de mais e mais brasileiros”, diz Massanori Shibata Jr, presidente da Anebaps e CEO do dr.consulta.
Inicialmente voltadas para o público predominantemente C e D sem acesso a planos de saúde, as associadas possuem rede própria assistencial primária e secundária e estão mirando a classe B. As empresas contam com clínicas para realização de consultas, exames simples e complexos, como tomografias e endoscopias, além de microprocedimentos para atender a seus consumidores. Segundo Massanori, essa característica de ter rede própria é fundamental para entregar valor aos usuários. “Ao ter uma rede conectada, conseguimos controlar melhor nossos serviços, custos e a qualidade da assistência prestada. Temos que ser muito eficientes para caber no bolso dos nossos clientes”, comenta.
Além da rede própria, todas as empresas da associação oferecem cartões de benefícios que geram descontos e facilitam o acesso à rede assistencial, e incluem outras vantagens como descontos em farmácias e drogarias, academias, óticas, escola de idiomas, dentre outros. A associação trabalha em um manual de boas práticas para atendimento dos pacientes e no horizonte não descarta planos de oferecer produtos amplos, que permitam aos clientes usarem a rede em empresas associadas.
Rafael Caiado, diretor executivo da Clínica Vittá, assume a diretoria institucional da entidade, e destaca o senso de organização e coletividade que a associação trará para o setor. “A Anebaps será nossa voz para promoção e incentivo ao desenvolvimento do setor. As clínicas de acesso existem há mais de 10 anos, agora poderemos trabalhar mais próximos, em uma entidade organizada, formada por empresas que se pautam pelo mesmo propósito de fornecer cuidados primários e secundários acessíveis, com segurança e qualidade assistencial, e acima de tudo, melhorar a saúde dos brasileiros”.
Para apresentar oficialmente a Anebaps ao mercado, a instituição participará da 50ª edição do Congresso Nacional de Gestão de Pessoas (CONARH), maior evento de RH da América Latina, que ocorre em São Paulo no final de agosto.