Andréa Guimarães assume presidência do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos
O Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), uma das principais organizações sem fins lucrativos voltadas ao enfrentamento do câncer ginecológico no Brasil, anunciou a composição de sua nova diretoria para o biênio 2025-2026. A oncologista clínica Andréa Paiva Gadêlha Guimarães assume a presidência da entidade, sucedendo o ginecologista oncológico Glauco Baiocchi Neto, que foi presidente durante a gestão 2022-2024.
A nova diretoria assume com a missão de dar continuidade ao trabalho realizado nas últimas gestões, com foco nas áreas de educação médica, pesquisa científica, prevenção e acolhimento às pacientes e seus familiares. A presidente Andréa Paiva Gadêlha Guimarães, oncologista clínica, reforça a importância de um trabalho colaborativo e estratégico para garantir um impacto positivo nas vidas das mulheres diagnosticadas com câncer ginecológico.
“Assumir a presidência do EVA é um grande privilégio e uma enorme responsabilidade. Nosso objetivo é dar ainda mais amplitude para as conquistas das gestões anteriores, como a introdução do Setembro em Flor no calendário oficial do país, a volta da vacina contra HPV nas escolas de todo o país e a incorporação no SUS do teste HPV-DNA” afirma Andréa Guimarães.
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Andréa Guimarães é mestre em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. É vice-líder do Centro de Referência em Tumores Ginecológicos do A.C.Camargo Cancer Center. É sócia-diretora do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR). Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e da European Society of Gynaecological Oncology (ESGO). Possui mais de 100 trabalhos publicados, incluindo artigos em revistas científicas, capítulos de livros e resumos em anais de congressos.
A composição da nova diretoria
A nova gestão contará com uma equipe estratégica de líderes e especialistas que terão responsabilidades definidas para garantir que os projetos da associação se desenvolvam de maneira eficaz. Além de Andréa Gadelha Guimarães, presidente, a nova diretoria é também composta pela 1ª vice-presidente, Graziela Dal Molin; o 2ª Vice-Presidência, Glauco Baiocchi Neto; os secretários-gerais, Samantha Cabral e Henrique Helber; os diretores financeiros, Diocésio Andrade e Solange Moraes Sanches; as diretoras de Comunicação, Larissa Muller Gomes e Georgia Cintra; as diretoras de Pesquisa, Andreia Melo e Mariana Scaranti; os diretores de Ensino, Daniele Assad Suzuki e Eduardo Paulino; a diretora de Planejamento, Angélica Nogueira Rodrigues; o Comitê de Ética, formado por Renato José Affonso, Aknar Freire Calabrich e Louise De Brot; a coordenação de relações internacionais, com Gustavo Guitmann e Fernando Maluf; a coordenação dos Boards Científicos, com Fábio Roberto Fin e Alexandre André Ribeiro; a coordenação de apoio à paciente, com Marcela Bonalumi dos Santos e Marcella Salvadori; a coordenação de relacionamento entre sociedades médicas ligadas à oncoginecologia, com Audrey Tieko Tsunoda; o Conselho Fiscal, com Thiago Lins Almeida, Andreza Karine Souto e Renato Moretti Marques e a suplência do Conselho Fiscal, com Daniela de Freitas e Fernanda Cano Casarotto.