Coronavírus: Anahp alerta sobre confisco de insumos

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) divulgou nota em que alerta sobre o confisco de insumos como luvas, máscara, álcool em gel e até respiradores. De acordo com a associação, empresas e hospitais privados enviaram documentos à entidade relatando o confisco, por parte de governos municipais, estaduais e Ministério da Saúde, de materiais essenciais para o enfrentamento ao coronavírus.

Para a Anahp, o confisco cria o risco de uma ruptura na cadeia de suprimentos, afetando diretamente o tratamento de pacientes infectados pelo Covid-19. Além disso, a situação origina instabilidades jurídica e econômica, pois muitos dos materiais já estavam vendidos para instituições privadas.

“Como tem feito desde o início, a Anahp segue procurando caminhos para garantir a saúde da população brasileira, além de entender que seja necessário um melhor planejamento para a demanda de insumos. Toda essa mobilização busca, como denominador comum, o atendimento de qualidade em todos os setores da saúde, seja ele público ou privado”, conclui a nota.