AMRIGS inaugurará Centro de Simulação e Treinamento
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prepara para o dia 29 de novembro a inauguração do Centro de Simulação e Treinamento. O objetivo é unir a ciência, inovação e a tecnologia na promoção do conhecimento na área da saúde para acadêmicos de Medicina, residentes e médicos formados.
“Através de uma infraestrutura e recursos humanos adequados, queremos oferecer uma opção aos estudantes e profissionais de se qualificarem. A simulação permite que o aluno desenvolva as competências necessárias em um ambiente seguro e controlado. O médico se depara diariamente com situações inesperadas e que exigem uma tomada de decisão. É essa vivência que queremos proporcionar através da estrutura na AMRIGS”, afirma Gerson Junqueira Jr, presidente da entidade.
O Centro de Simulação e Treinamento conta com uma área construída de 580 m², oito salas de aula modulares, auditório e simuladores com Realidade Virtual, além de robôs com sensação tátil. Dentro da sua estrutura terá o simulador Endo Suite, o primeiro e único aparelho na América Latina para treinamento de endoscopia com uso de equipamentos reais e retorno tátil, que simula a resistência dos tecidos do corpo durante os procedimentos. No local também haverá aparelhos para simulação de videolaparoscopias, ultrassonografias, artroscopias, angiografia, entre outros procedimentos.
Um dos cursos que serão disponibilizados será o Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA), proporcionado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e aplicado pela Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (SARGS). No Centro de Simulação e Treinamento serão montados cenários simulando pacientes em atendimentos perioperatório de emergências, com estações práticas que abrangem desde suporte básico e avançado de vida, tanto no adulto como na criança e no neonato; parada cardiorrespiratória em anestesia; qualidade de ressuscitação cardiorrespiratória; suporte avançado de vida em pediatria; habilidades não técnicas; arritmias e reanimação na gestante.
O diretor científico da AMRIGS, Guilherme Napp, acrescenta que, além de todo aprendizado científico presente nas escolas de Medicina, a prática é fundamental.
“O Centro de Treinamento e Simulação será um espaço muito importante para a capacitação de médicos das diversas especialidades, em todas as fases da carreira, da graduação até os que estão formados há muitos anos e precisam se atualizar e reciclar conhecimento. A Simulação Realística é uma ferramenta importantíssima para a aquisição e aperfeiçoamento de habilidades em um ambiente que reproduz a realidade de forma controlada, sem expor os pacientes a riscos ou a constrangimento, preservando seus direitos enquanto indivíduo”, disse.
Na última quinta-feira (03/11), integrantes da diretoria da AMRIGS realizaram uma visita técnica ao Instituto Simutec, um dos parceiros na operação do Centro de Simulação e Treinamento da entidade médica. Na oportunidade, o presidente, Gerson Junqueira Jr., e o diretor de Comunicação, Marcos André dos Santos, conheceram a estrutura e os equipamentos que serão instalados no novo espaço da AMRIGS.
“Com a nova estrutura que está sendo criada teremos um grande avanço na qualificação para todos os médicos do estado, agregando inovação, tecnologia, ciência e ensino. Certamente estamos dando um salto significativo para um novo momento na área de treinamento médico no Rio Grande do Sul”, pontuou Marcos.
O Centro de Simulação e Treinamento é uma iniciativa da AMRIGS, com a participação financeira da Cooperativa dos Anestesiologistas de Porto Alegre (COOPA) e da Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (SARGS).