Care Plus avalia impacto da atenção primária em rede de atendimento
Lançado no início de 2020, o programa Atenção Primária da operadora Care Plus tem ajudado a desafogar a ocupação nas unidades de urgência e emergência dos hospitais, por meio de consultas e diagnósticos precoces. Dados da Amparo Saúde, empresa parceira da Care Plus, mostram que aproximadamente 75% dos pacientes atendidos pela rede não precisaram ir ao pronto-socorro.
Centrado no histórico do paciente, a empresa tem garantido que seus atendimentos sejam personalizados, através de equipe multidisciplinar formada por psicólogo, nutricionista, enfermeiro e médico, independentemente de sintoma ou especialidade e da idade de quem é atendido. O objetivo é que o programa sirva para que os pacientes se sintam acolhidos e confiantes por meio de uma relação de longo prazo com os profissionais, que conhecem mais detalhadamente o quadro em detalhes e, assim, possam oferecer um tratamento multidisciplinar, além de garantir um conhecimento de todo o histórico do paciente, o que auxilia em situações emergenciais.
“Ao fazer parte desse programa, o paciente é acompanhado durante e após a consulta e pode realizar seus exames e procedimentos durante a consulta médica, além de ter acesso a ampla disponibilidade de agenda e central de atendimento 24 horas. Tudo isso para evitar idas desnecessárias ao hospital, como o pronto-socorro, e o excesso de consultas, otimizando tempo e garantindo maior eficácia no tratamento e diagnóstico. O atendimento no Atenção Primária da Care Plus é mais integrado e eficaz, pois desde a triagem, disponibilizamos uma coordenação dos cuidados necessários e orientação para especialidades determinadas. Nossos parceiros também são fundamentais para garantir uma prestação de serviços coordenados”, explica Ricardo Salem, diretor da saúde na Care Plus.
Prestação de atendimento coordenado entre parceiros
Para garantir o atendimento e a prestação de serviços coordenados em seu programa, a Care Plus tem como um de seus parceiros a Amparo Saúde, healthtech pioneira em Atenção Primária à Saúde (APS) presencial e remota no Brasil, que conta com médico de família e uma equipe de enfermeiros dedicada aos tratamentos individualizados e monitorados, pensados na prevenção da saúde de cada paciente.
Emílio Puschmann, fundador e CEO da Amparo, explica que as unidades da empresa estão credenciadas para beneficiários da Care Plus e aptas para um atendimento coordenado, base da Atenção Primária. “A intenção é que os beneficiários procurem seu médico para qualquer problema de saúde, desde um quadro simples a um mais complexo. Nossa parceria com a Care Plus objetiva três pilares fundamentais: satisfação do beneficiário (qualidade do serviço), gestão de saúde (saudabilidade) e coordenação do cuidado (tratamentos individualizados e monitorados).”
Emílio ainda comenta que, em tempos de pandemia, o médico de família e a Atenção Primária à Saúde podem ajudar até mesmo a desafogar os serviços de urgência e emergência nos hospitais. “Em novembro, a Amparo Saúde constatou um aumento no número de confirmações de casos da Covid-19, mas aproximadamente 75% dos pacientes que se consultaram com suspeita de infecção pelo vírus tiveram o diagnóstico descartado, sem precisar ir a um pronto-socorro e se submeter a uma maior aglomeração; muitas vezes, sem precisar sair de casa, com uma teleconsulta segura e eficiente”, destaca o CEO.