Amazon Clinic: uma nova investida na área de saúde

Por Vivaldo José Breternitz

A Amazon está disponibilizando o Amazon Clinic, seu marketplace de assistência médica, para todos os Estados Unidos, saindo de uma fase experimental.

A empresa acaba de anunciar que todos os seus clientes podem agora consultar médicos conveniados, através de vídeo ou serviços de mensagens, buscando soluções para problemas de saúde comuns, desde conjuntivites a infecções do trato urinário.

A Amazon Clinic foi lançada em novembro de 2022 como uma forma de conectar usuários a profissionais de saúde – a plataforma não fornece os serviços de saúde em si, apenas permite que usuários busquem assistência.

A Amazon Clinic é acessada a partir do site da Amazon ou do aplicativo da empresa; a partir daí, os clientes podem obter informações como horários de atendimento e preços e conectarem-se ao médico escolhido.

Por meio dos serviços de mensagens ou videochamada da Amazon Clinic, o médico orientará o paciente; se o médico prescrever, medicamentos podem ser adquiridos na Amazon Pharmacy, com frete grátis.

Os preços oscilam entre 30 e 40 dólares para os atendimentos feitos via serviços de mensagens e 70 e 100 dólares por videochamadas. Podem ser atendidos adultos entre 18 e 64 anos.

Nworah Ayogu, diretor médico e gerente geral da Amazon Clinic, disse que a ideia é tornar os cuidados com a saúde mais acessíveis para todos e que a empresa pretende disponibilizar outros serviços nos próximos meses.

A Amazon vem tentando entrar no setor de saúde há algum tempo, tendo mantido entre 2019 e 2022 o Amazon Care, um serviço virtual para atendimentos de urgência e consultas, além de visitas domiciliares de pessoal de enfermagem para coleta de material para exames e aplicação de vacinas; segundo a empresa, o serviço foi fechado por razões de ordem estratégica.

É a tecnologia cada vez mais presente, embora muitos entendam que essa não é uma forma adequada para a prática da medicina.


*Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.

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