AMAS Umane inaugura unidade na Avenida Paulista
A Avenida Paulista passou a contar com um ambulatório que já é referência no atendimento de qualidade a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde): antes localizado em um antigo casarão tombado em Santa Cecília, será reinaugurado no número 1776 (perto da Estação Trianon-Masp) o Ambulatório Multiassistencial (AMAS), sob a gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) em parceria com a Umane, associação civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que apoia iniciativas no âmbito da saúde pública que impactam no Sistema Único de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo.
“As portas do AMAS Umane se abrem para uma nova fase, uma jornada que celebra não apenas a inauguração de um espaço, mas os 23 anos de dedicação incansável à nossa comunidade. Este momento é significativo, marcando não apenas a expansão da infraestrutura do ambulatório, que também contará com equipamentos modernos, mas também o nosso compromisso contínuo com a promoção da saúde e bem-estar dos que dependem do sistema público de saúde”, diz a Superintendente Geral da Umane, Thais Junqueira.
A mudança chega com uma série de inovações com foco na conveniência para aprimorar a experiência clínica do paciente, tornando o atendimento ainda mais eficiente – algo essencial para uma população muito carente de serviços humanizados em saúde, conforme mostram dados do levantamento de 2022 feito pelo AMAS.
Atualmente, o AMAS oferece gratuitamente 10 especialidades médicas, sendo que cerca de 44% das pessoas atendidas são crianças com idades entre 6 e 12 anos, seguidos das idades entre 3 a 5 anos, com 24%. Já os adolescentes entre 12 e 15 anos representam 15% do público.
Além do atendimento humanizado, o ambulatório também é reconhecido por sua adaptação aos serviços tecnológicos, que facilitam o contato com a população. Direcionado ao atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, uma das novidades do AMAS é a comodidade de confirmação de consultas pelo WhatsApp. Os responsáveis pelos pacientes recebem a confirmação do agendamento de consultas por meio do aplicativo e podem informar se as crianças poderão comparecer ou não à consulta, proporcionando maior comodidade e redução de tempo de espera para o atendimento.
Com essa medida, houve um aumento de 4,3% na quantidade de atendimentos realizados e, apenas em 2022, a unidade realizou mais de 6.600 consultas médicas e mais de 4.700 exames laboratoriais.
O painel de senhas é outra inovação que chegou para facilitar o fluxo das consultas e melhorar a experiência dos pacientes, uma vez que organiza a chamada dos pacientes, conforme o horário da agenda de cada profissional, otimizando ainda mais o tempo de espera e evitando filas. O serviço de atendimento com hora marcada também beneficiou o ambulatório e organizou melhor a dinâmica da unidade, reduzindo o índice de absenteísmo. Desde a implantação do sistema, houve um aumento de 4,15% na quantidade de atendimentos realizados.
“Hoje, celebramos não apenas uma mudança de localização, mas um marco que reflete nosso compromisso com a excelência em saúde. Alcançamos transformações notáveis, elevando a eficiência e capacidade de atendimento. Em 2022, o AMAS Umane impactou com 6.652 consultas médicas, 9.992 não médicas, 4.789 exames laboratoriais, 699 de imagem e 68 neuropsicológicos. Agradecemos aos 27 colaboradores pelo sucesso tangível, fruto do compromisso com a comunidade, pois cada número representa uma vida, uma história e estamos muito orgulhosos do que alcançamos juntos”, diz Carolina Lastra, diretora-executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL).
Isabella Costa, coordenadora administrativa do AMAS, lembra ainda que o espaço desempenha um papel vital no cuidado infantil, oferecendo atendimento de qualidade e humanizado para as crianças que aqui recebem cuidados.
“A Umane e o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês aplicam seu conhecimento e expertise para elevar o padrão de atendimento no âmbito do SUS, proporcionando não apenas cuidados médicos, mas também um ambiente acolhedor e centrado na criança. Este ambulatório não apenas transforma vidas, mas representa um compromisso tangível com a saúde e o bem-estar das futuras gerações, marcando assim um avanço significativo em direção a um sistema de saúde mais inclusivo e eficiente”, diz a coordenadora.
O ambulatório está sob a coordenação médica de Evana Monteiro, formada pela Universidade Federal do Pará (UFPa) e médica de família e comunidade pelo Hospital Santa Marcelina em São Paulo. Sua experiência inclui a gestão médica de unidades de Atenção Primária do Município de São Paulo e assistência médica em uma UBS, como médica de Família e Comunidade.