Grupo Alliar lança dois novos tipos de testes para Covid-19

A Alliar, grupo de medicina diagnóstica do Brasil, está lançando dois novos tipos de teste de Covid-19 no mercado. A empresa, que foi pioneira em oferecer exames drive-thru e é a única a garantir o resultado do PCR em até 7h (SP), começou a disponibilizar nos laboratórios Axial, em Minas Gerais; Delfin, em Salvador (BA); e CDB, em Mogi das Cruzes (SP), o teste antígeno de Covid-19, com o resultado em até uma hora. No Estado de São Paulo, a novidade é o teste PCR Salivar, que é oferecido nos laboratórios CDB e é menos invasivo e indolor.

Para Sami Foguel, CEO da Alliar, é fundamental testar a população de forma rápida e eficaz. “Os novos testes são ferramentas muito eficientes em meio à pandemia, como uma forma de ganhar rapidez no diagnóstico e escala no número de exames. Assim, conseguimos identificar as pessoas que estão ou não infectadas, principalmente em Estados com o aumento de casos, como Minas Gerais”, explica o executivo.

De acordo com Lenio Gavio, Diretor Médico da Axial, o novo teste antígeno é ideal na fase sintomática inicial e oferece o resultado mais rápido. “O teste de antígeno é eficaz em pacientes com carga viral elevada, o que costuma ocorrer na fase pré-sintomática, de 1 a 3 dias antes dos sintomas, e na fase sintomática inicial, até 7º dia da doença, contatando com alta sensibilidade para detectar o vírus”, aponta o médico.