Chatbot do Inrad-USP chega à marca de 250 mil agendamentos
O InRad, Instituto de Radiologia do HCFMUSP, celebra dois anos da criação do AIVA (Assistente Inteligente Virtual Assistencial), seu chatbot, tecnologia que simula um ser humano para conversar com outras pessoas. Criado em 2020, em parceria com a Cedro Technologies, o AIVA reduziu um dos maiores problemas que afetavam o trabalho do instituto: o no-show (do inglês, não compareceu), que é quando o paciente se ausenta da consulta ou exame sem aviso prévio.
De acordo com Kleber Garcia, gerente de operações do InRad, a implementação do AIVA reduziu em 10% o absenteísmo de pacientes e em 5% a taxa de suspensão, indicador que determina o número de exames não realizados devido a preparos não executados de forma correta.
“Com a ferramenta, conseguimos atingir nosso principal objetivo: que é melhorar a experiência dos nossos pacientes, através de customização do atendimento, disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias da semana; proporcionando agilidade nas informações e conseguindo evitar, pelo menos, duas vindas do paciente ao hospital, já que toda nossa operação de agendamento tornou-se digital”, explica declara Garcia.
Outro ponto positivo do uso dos serviços do AIVA foi a otimização de recursos. Com a ferramenta, o instituto atingiu um volume de 50% a mais de agendamentos, com 30% a menos de recursos humanos.