Startup AfroSaúde é selecionada para programa de aceleração da Qintess
O Qintess Ignite Startups, programa de aceleração da empresa de tecnologia Qintess anunciou as startups escolhidas para participar da aceleração. O projeto lançado em junho deste ano, conta entre as empresas selecionadas com startups da Vale do Dendê, centro de inovação para as periferias de Salvador. A seleção é fruto da parceria entre a organização e a Qintess, que tem como objetivo aumentar o número de profissionais da diversidade no ecossistema da tecnologia, onde a presença de profissionais afro-brasileiros ainda é muito limitada.
Entre as startups selecionadas está a healthtech AfroSaúde, uma plataforma que busca conectar e dar visibilidade aos profissionais de saúde afrodescendentes com o seu público. A ideia da startup surgiu de Arthur Lima, cirurgião dentista e do jornalista Igor Leonardo, que viveram a realidade de não encontrar diversidade na área da saúde. Na AfroSaúde, o paciente poderá buscar médicos, dentistas, fisioterapeutas, doulas, nutricionistas, psicólogos e profissionais das mais diversas atuações em saúde de forma prática, pois existe uma dificuldade em encontrar estes profissionais no mercado, que entendam as especificidades da população negra para um atendimento mais qualificado.
Além da AfroSaúde, o Qintess Ignite Startups selecionou a TrazFavela, Infleet e Aoca Game Lab, também criadas por afrodescendentes das periferias de Salvador. A meta da Qintess é investir R$ 10 milhões para incluir diversidade no mercado de tecnologia, onde a presença de profissionais afro-brasileiros ainda é muito limitada.
Breno Barros, vice-presidente de inovação & marketing da companhia, ressalta a importância da parceria com a Vale do Dendê no programa. “O programa de aceleração da Vale do Dendê tem uma atuação muito forte na formação das soft skills desses profissionais e o Qintess Ignite Startups é voltado a geração de novos negócios, com isso são programas que se tornam complementares. As quatro startups escolhidas estão em um momento muito maduro de seus negócios e de fato fazia todo sentido para nós incorporá-las, já que elas trazem inovações de extrema importância para diversos públicos”.
As empresas selecionadas terão suporte completo da Qintess, com direito a sessões de mentoria de executivos internos e externos, suporte a desenvolvimento tecnológico especializado, suporte em marketing, financeiro e jurídico e, ainda, espaço de trabalho dentro do novo escritório central da Qintess, em São Paulo, e também em New York/EUA.
Para Nana Baffour, CEO, Chairman & Chief Culture Officer da Qintess, a pluralidade das empresas selecionadas evidencia a riqueza e o potencial das periferias. “As startups oriundas da Vale do Dendê resolvem problemas que não encontramos em outras startups pelo fato de vivenciarem com empatia uma realidade que outras “das capitais” não imaginam.”