Afip lança unidade de negócios de medicina diagnóstica

A AFIP – Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa lança o Brasil Apoio Medicina Diagnóstica, nova unidade de negócios voltada para atender hospitais e laboratórios. Dentro do setor de Medicina Diagnóstica, existem laboratórios de apoio, que absorvem parte da demanda de terceirização, seja pela alta complexidade ou por inviabilidade econômica.

“Demos um grande passo e com mais investimentos, poderemos ampliar nossa capacidade de processamento para 20 milhões de exames por mês, para atendimento aos nossos clientes B2B”, afirma Tânia Regina Noquelli, diretora Comercial e Administrativa da AFIP e do Brasil Apoio. A ideia é que, em cinco anos, a unidade de negócios responda por 40% do faturamento da AFIP.

Para garantir a segurança do paciente, a AFIP atua dentro da complexa cadeia de valor no sistema de Saúde: “Inserimos o cliente no centro da tomada de decisão. As ferramentas de qualidade, intrínsecas ao processo, visam garantir o cumprimento das premissas do cuidado, rastreabilidade, eficiência com produtividade e sustentabilidade das instituições” explica Carine Freitas, Gerente Comercial Nacional do Brasil Apoio.

A gestão de qualidade é realizada para as três fases do processo laboratorial: pré-analítica, analítica e pós-analítica. A fase pré-analítica se inicia na solicitação do exame, sucedida pelo preparo adequado para o exame e identificação do paciente, coleta, acondicionamento, transporte e preparação da amostra a ser analisada. A fase analítica propriamente dita é realizada por meio de instrumentos e reagentes no interior do laboratório. A analítica envolve controle interno e externo de qualidade “ensaios de proficiência”, verificação de instrumentos, reagentes e controle dos sistemas e sempre associada à padronização e monitoramento de desempenho dos seus processos. A fase pós-analítica é constituída da emissão e transmissão/comunicação do resultado do exame e interpretação do responsável pela assessoria médica e científica.

Estatísticas internacionais dão conta que 70% dos erros na Medicina Diagnóstica ocorrem na fase pré-analítica. Os mais comuns são falta de orientação sobre o preparo para a realização do exame, coleta inadequada das amostras e transporte e armazenamento de amostras incorretos. Por isso, o atendimento ao cliente é um diferencial fundamental para o sucesso do negócio. “Investimos em melhoria contínua de todos os nossos processos, incluindo treinamento adequado para mitigar intercorrências”, afirma Tânia.

Carine reforça o investimento nas equipes: “Nosso nível de excelência em atendimento é trabalhado diariamente com as equipes, construindo uma cultura organizacional para que todos compreendam a importância do atendimento humanizado e compartilhem verdadeiramente a mesma filosofia, de forma integrada, com praticidade e efetividade do plano de comunicação”, conclui.

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