A.C.Camargo oferece triagem virtual para pacientes com sintomas de Covid
Com o objetivo de ajudar no combate ao novo coronavírus, o A.C.Camargo Cancer Center anunciou uma parceria com a startup de inteligência artificial LAURA para oferecer aos seus pacientes oncológicos um serviço de triagem virtual que esclarece dúvidas sobre os sintomas correspondentes à Covid-19 e indica se é necessário o deslocamento até a Unidade, seguindo os parâmetros estabelecidos pela própria Instituição, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.
O A.C.Camargo Cancer Center é a primeira instituição de saúde do país a utilizar a triagem da LAURA P.A. Digital para pacientes oncológicos. “A tecnologia será um reforço para a gestão de cuidado voltada aos pacientes com câncer. Vale dizer que a plataforma não substitui avaliação médica, mas serve como apoio para identificar de forma remota pacientes com sintomas gripais que podem corresponder à Covid-19 e, dentre estes, quem apresenta sintomas que merecem uma visita ao pronto-atendimento. Assim, evitamos a saturação da Emergência Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center e protegemos aqueles com quadros mais simples”, afirma o CEO da LAURA, Cristian Rocha.
Para o superintendente de Operações e diretor Médico do A.C.Camargo Cancer Center, Victor Piana, os pacientes são prontamente beneficiados, já que este é um canal de fácil acesso para esclarecer dúvidas específicas sobre coronavírus, avaliar os sintomas e os impactos para o paciente oncológico, além de agilizar a priorização de atendimento na chegada à emergência. “Sabemos que o paciente oncológico está muito mais vulnerável e conseguir acompanhar a evolução dele em casa faz muita diferença. Com essa ferramenta, podemos proteger nossos pacientes com sintomas leves em isolamento domiciliar e preservar a nossa capacidade de atendimento em pronto-atendimento para os casos mais graves” esclarece o médico.
A tecnologia também compõe a série de iniciativas do A.C.Camargo Cancer Center para aumentar a segurança dos pacientes oncológicos, como por exemplo, o fluxo oncológico protegido, que mantém segregação completa entre os pacientes positivos para a Covid-19 e os demais pacientes.