Advogados da Saúde publicam nota de repúdio às declarações de Bolsonaro
A Associação Brasileira de Advogados da Saúde (ABRAS), através de sua Diretoria, membros associados e apoiadores, publicaram nota de repúdio ao pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro, na noite de terça-feira (24/03), a respeito da pandemia do Covid-19. Leia abaixo.
“Como juristas e defensores do direito constitucional fundamental à saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS), consideramos o pronunciamento absolutamente irresponsável por contrariar a todos os protocolos clínicos e científicos reconhecidos e recomendados pela Organização Mundial da Saúde durante a pandemia.
Repudiamos a desautorização presidencial a respeito das medidas de prevenção e contenção adotadas pelo nosso Ministério da Saúde e governantes estaduais e municipais ao sugerir a volta às aulas e a infeliz comparação pessoal frente à realidade da maioria dos idosos brasileiros.
Trata-se do interesse coletivo em proteger nossas vidas e a preocupante economia do País ainda não transcende a nossa existência nesse momento crítico que assola o mundo.
Lamentavelmente, não é o pronunciamento que esperamos do representante da Nação eleito, que demonstra despreparo para lidar com a situação de calamidade pública que se instalou.
Manifestamos nosso completo apoio ao trabalho desenvolvido pelo ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, por não medir esforços em respeitar os protocolos clínicos e científicos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, por respeitar as nossas autoridades sanitárias e, principalmente, por todos os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao Covid-19.
Permanecemos solidários à situação e deixamos à disposição nossa Diretoria e membros associados de todo o Brasil para auxiliar a todos os profissionais da saúde em meio aos dilemas que serão enfrentados para a manutenção da ordem, restabelecimento da normalidade e, principalmente, a cura sem colapsarmos os sistemas público e privado. A recomendação permanece para que todos fiquemos em casa e, juntos, combateremos a situação da maneira mais sábia.
Associação Brasileira de Advogados da Saúde