José Parisi Jurado é o novo presidente da ABORL-CCF
A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) apresentou os novos membros da diretoria em uma cerimônia de posse, em São Paulo. Na liderança da entidade está o médico José Roberto Parisi Jurado como presidente na gestão 2023, período em que a associação completa 75 anos de existência.
Jurado é formado em Medicina e especialista em Otorrinolaringologia pela USP (Universidade de São Paulo), há mais de 30 anos, além de ser graduado em Odontologia. Integrou o corpo médico do Hospital das Clínicas em São Paulo (HCFMUSP) por duas décadas e foi presidente da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF) entre 2012 e 2014. Atualmente também é coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto Jurado, instituição voltada à educação e aperfeiçoamento na área médica.
Durante o seu discurso, o novo presidente da ABORL-CCF agradeceu o trabalho da gestão anterior, conduzida pelo médico gaúcho Renato Roithmann, e destacou os eventos sociais como um pilar que contribuiu para fortalecer o reconhecimento da entidade em todo o Brasil. Seu propósito, enquanto novo líder, é dar continuidade às iniciativas de responsabilidade social, com ações que promovam a melhoria da saúde da população.
“Estamos propondo uma iniciativa para todos os otorrinos esse ano. Que cada um realize uma atividade por mês em prol da população, por exemplo, um atendimento voluntário a uma pessoa que não tenha acesso ao sistema de saúde ou que tenha dificuldade de ter acesso ao especialista otorrino. Todos fazendo, ao longo do ano, podemos atingir mais de 100 mil pessoas, o que é um benefício grande à sociedade,” explicou.
Junto ao viés social, Jurado destacou que sua filosofia de trabalho será colaborativa e visando ao propósito coletivo. Sinalizou ainda que vai implementar algumas inovações para 2023. Entre as mudanças está a comunicação com os otorrinos associados, que deve ficar mais dinâmica, por meio de vídeos em redes sociais, informando os principais trabalhos executados pela entidade ao longo do mês. Além disso, a ABORL-CCF está desenvolvendo uma nova identidade visual, mais moderna, que será lançada ainda este ano.
Desenvolvimento profissional
Cumprindo o seu papel de apoio à classe, o presidente da ABORL-CCF também mencionou a criação de novas ações para sanar dúvidas dos jovens concluintes da residência médica sobre os caminhos que o mercado de trabalho reserva para o exercício da profissão.
Jurado ainda enfatizou que sua gestão deverá investir em melhorias do serviço de educação médica continuada, com a ampliação de material didático para estudo aos profissionais que prestarão a prova de especialista em otorrinolaringologia.
“A gente quer que a nossa associação tenha material suficiente para as pessoas se instruírem e ter condições de passar numa prova de título, ajudando assim na boa formação do médico otorrino”, comentou o médico.
A diretoria
Junto ao presidente José Roberto Parisi Jurado, outros oito médicos que compõem o grupo da direção 2023 da entidade tomaram posse. São eles: Fabrizio Ricci Romano (diretor 1º vice-presidente), Leonardo Haddad (diretor 2º vice-presidente), Fabio Tadeu Moura Lorenzetti (secretário-geral), Ricardo Landini Lutaif Dolci (secretário-adjunto), Reinaldo Ragazzo (tesoureiro) e Ali Mahmoud (diretor tesoureiro-adjunto), além dos assessores Ricardo Dourado e Melissa Ameloti Gomes Avelino.
Membros de diversas repartições da ABORL-CCF também tomaram posse, entre eles oito lideranças de comitês: Melissa Ameloti (Comitê de Eventos); Ricardo Dourado (Comitê de Comunicações); André Araripe (Comitê de Defesa Profissional); Andreia Ardevino de Oliveira (Comitê de Educação Médica Continuada); Sady Selaimen Costa (Comitê de Planejamento Estratégico); Reginaldo Fujita (Comitê de Residência e Treinamento); Fábio Lorenzetti (Comitê de Ética e Disciplina); e Bruno B. de Carvalho Barros (Comitê de Título de Especialista).