Associação Brasileira de Reabilitação investe em tecnologia e educação
A Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), localizada no Rio de Janeiro, vem investindo estrategicamente em soluções tecnológicas que contribuem para acelerar a recuperação dos pacientes e ampliar sua autonomia. Entre os investimentos estão a aquisição de equipamentos que usam gamificação na terapia física. Em agosto, a organização que realiza cerca de 30 mil atendimentos por mês completa 71 anos de história.
“O uso da tecnologia tem sido transformador. Não se trata apenas de acelerar o processo de reabilitação, mas de permitir que o paciente recupere sua dignidade e independência de forma mais eficaz”, afirma João Grangeiro, diretor médico da instituição. “Nossa missão continua sendo a mesma: cuidar com excelência, mas agora com ferramentas cada vez mais modernas e personalizadas”, completa.
Entre os investimentos tecnológicos recentes estão a esteira antigravitacional com tecnologia da NASA, que reduz em até 80% o peso corporal do paciente, aliviando o impacto nas articulações. O MOTOmed, sistema de mobilização motorizada, permite o exercício ativo ou passivo dos membros, beneficiando quem tem mobilidade reduzida. Já o Maxi Movi, elevador de chão motorizado, auxilia em transferências seguras e exercícios simulados, como marcha e subida de escadas.
Outro avanço importante é na área de acessibilidade. A instituição não só mantém uma estrutura física 100% adaptada, como também busca ativamente a promoção de políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência. No entanto, sua atuação vai além das clínicas e ginásios de fisioterapia. Ao longo de sua trajetória, se consolidou como um polo de pesquisa e formação de profissionais da saúde, além de ser referência em campanhas de conscientização e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Entre os projetos estão simpósios médicos realizados regularmente, que estimulam a pesquisa na área da medicina física e reabilitação, além de parceria com instituições de ensino para a realização de estágios supervisionados na graduação e na pós-graduação. A organização também firmou parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RIO) a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e outras.
O impacto social também é garantido pela atuação filantrópica, que permite oferecer serviços gratuitos para quem mais precisa, por meio de doações, parcerias institucionais e apoio da sociedade civil. Nos últimos anos, eventos promovidos pelos seus representantes reuniram doações de cadeiras de rodas e próteses e órteses ortopédicas.
O plano agora é continuar expandindo a área de atuação através de novos serviços e tratamentos, enquanto fortalecem novas parcerias com empresas da área da saúde, tecnologia e universidades.
“Setenta e um anos depois, seguimos com a mesma essência: acreditar no potencial humano, mesmo quando tudo parece impossível. Cada passo dado por um paciente, cada conquista, pequena ou grande, nos lembra por que existimos. A ABBR é, antes de tudo, um símbolo de esperança — e nosso compromisso é seguir transformando vidas com acolhimento, inovação e amor”, finaliza José Arthur Lemos de Assunção, presidente da instituição.