HC inaugura Centro de Controle Operacional de Facilities
Responsável por atender cerca de 1 milhão de pacientes por ano, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) vive sob o constante desafio de otimizar os processos internos para ampliar a capacidade de atendimento e qualidade clínica.
O novo Centro de Controle Operacional de Facilities (CCO) será responsável por receber, distribuir e monitorar as demandas operacionais em tempo real. As equipes de higiene hospitalar irão registrar, via dispositivo móvel, a execução de todas as atividades em cada ambiente, o que permitirá uma gestão digital online e trará mais eficiência e agilidade, impactando positivamente o fluxo de liberação de leitos, centros cirúrgicos e demais áreas críticas. Já em relação à operação de infraestrutura hospitalar, equipamentos ligados a missão crítica do Hospital serão monitorados remotamente através da coleta contínua de diversos parâmetros, proporcionando uma elevação da atuação preventiva, agilidade no diagnóstico e correção de eventuais falhas.
O CCO foi desenvolvido e estruturado pela Onet Brasil, empresa responsável pelo setor de higiene hospitalar e manutenção do Hospital das Clínicas de São Paulo.
“A missão do CCO é elevar nossas operações para uma gestão através de dados e em tempo real. Esse novo formato operacional trará agilidade e maior eficiência aos nossos times, além de promover uma sinergia ainda maior entre as equipes de Higiene e Manutenção, que possuem muita interação no dia a dia e devem caminhar lado a lado. Nosso objetivo principal é contribuir para maximizar a capacidade de atendimento do Hospital das Clínicas, que desempenha um papel imensurável no sistema de saúde do estado de São Paulo e do Brasil”, afirma Pedro Lyrio, CDO da Onet Brasil.
De acordo com Rita Peres, Gestora de Facilities do Hospital das Clínicas, “O CCO amplifica a nossa visão em tempo real de tudo o que acontece na operação, antevendo problemas, e agregando ainda mais inteligência e eficiência – seja por nos dar condições para evitar interrupções ou falhas que comprometam o dia a dia da instituição médica, seja por nos permitir otimizar processos com base nos dados coletados”.