InovaHC, do Hospital das Clínicas da FMUSP, lança primeiro Mapa de Seniortechs
O InovaHC, Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, lança o primeiro Mapa de Seniortechs do Brasil. Desenvolvido em parceria e segundo critérios da Ativen e do Aging 2.0, a iniciativa colabora para o desenvolvimento de ideias e negócios para o universo 50+. O projeto mapeou startups que desenvolvem tecnologias digitais para o auxílio das necessidades e desejos da população com mais de 50 anos.
“Nosso objetivo com o Mapa de Seniortechs é mostrar de forma interativa e atualizada o panorama das seniortechs no Brasil e, assim, facilitar o acesso para o público final (idosos, cuidadores e familiares), investidores, empresas e demais interessados no tema da longevidade e economia prateada. A partir de agora, teremos uma plataforma de atualização contínua de startups que tem como foco de atuação o atendimento às necessidades da população 50+.” – Marco Bego, Diretor Executivo do InovaHC.
Atualmente, o Brasil conta com 55 inovações que podem ser categorizadas como seniortechs.
Economia prateada e as seniortechs
A chamada economia prateada representa o conjunto de serviços, produtos e soluções de consumo voltados para as pessoas com mais de 50 anos e já movimenta, no Brasil, R$ 2,1 trilhões por ano, conforme dados do IBGE e do Sebrae-SP.
Dentro do contexto de negócios e dos desafios que envolvem longevidade, as demandas desse público e novas tecnologias, surgem as seniortechs para apoiar a jornada de uma vida saudável e ativa da população 50+.
“A identificação desta tipologia de startup começou com em 2018, com o 1º concurso nacional de seniortechs organizado pela Ativen e pelo Aging 2.0, e que agora já tem 3 edições nacionais”, afirma Egidio Dorea, COO da Ativen e Coordenador da USP 60+.
Envelhecimento no Brasil
Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a parcela idosa da população brasileira, com 50 anos ou mais, subiu para 15,1% em 2022. Dez anos antes, em 2012, o percentual era de 11,3%.
Além do aumento de idosos, pesquisa mostra uma redução das parcelas mais jovens da população brasileira. O percentual de pessoas abaixo dos 30 anos de idade caiu de 49,9% em 2012 para 43,3% em 2022.
“Iniciativas como essa, que mapeiam tecnologias focadas na população 50+, vem de encontro com o cenário atual do país quando falamos em envelhecimento. É gratificante anunciar projetos como esse, seguindo o propósito do InovaHC, que é viabilizar soluções inovadoras que impactem de verdade na qualidade de vida e bem-estar da população.” – declara Giovanni Cerri, presidente do conselho do InovaHC.