Hospital São Vicente de Paulo investe em Medicina Hospitalista
Prática amplamente utilizada nos Estados Unidos, a contratação de médicos hospitalistas vem ganhando cada vez mais espaço e está sendo implementada no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ). “Esta é uma especialidade cujo foco primário é o cuidado clínico integral de pacientes em internação, na maioria das vezes por patologias não cirúrgicas. Em geral, os médicos hospitalistas são profissionais que fazem especialização em Clínica Médica”, explica Adriana Pinheiro, coordenadora das Unidades de Internação do HSVP e do projeto. “Estes profissionais têm um papel fundamental na promoção da qualidade e na busca incansável pelos mais altos níveis de excelência e eficiência nos cuidados de saúde no ambiente hospitalar. Essa atenção diferenciada é mais um importante passo para colocar o paciente no centro do cuidado”, ressalta a diretora técnica do HSVP, Karina Carvalho Tenan.
O papel dos novos médicos hospitalistas é estratégico, como explica a coordenadora do projeto: “estes profissionais vão acompanhar os mesmos pacientes. Com o conhecimento acerca do fluxo assistencial, vai ser possível aprimorar o cuidado, aplicando tratamentos mais adequados e ágeis, capazes de proporcionar uma recuperação mais eficiente e mais humanizada. Além disso, vão prevenir situações de declínio do paciente”, destaca Adriana.
A diretora técnica do hospital complementa salientando que contar com profissionais treinados para esta especialidade garante aos gestores melhores resultados em eficiência, qualidade e segurança dos pacientes. “Importante frisar ainda que os médicos hospitalistas vão estar interagindo direta e assertivamente com toda a equipe multidisciplinar, de forma a evitar qualquer divergência sobre o plano terapêutico”, diz Karina. Adriana acrescenta: “uma equipe mais alinhada reduz falhas e consegue desenvolver o seu trabalho de forma muito mais efetiva”.
Entre os principais benefícios de contar com uma equipe de médicos hospitalistas estão: a redução do tempo de permanência do paciente no hospital e, consequentemente, minimizar os custos e o risco de eventos adversos, desta forma, melhorando a qualidade da assistência à saúde. A nova equipe do HSVP é formada pelos médicos Paulo Victor Benício, Marcelo Morato, José Paulo Amoedo Bueno Brandão e Lucas da Silveira Martins.