Abordagem inovadora do ecossistema de saúde integrado e tecnologia humanizada

Por Sandra Dias

Nos últimos anos, a busca por soluções inovadoras no setor de saúde ganhou cada vez mais relevância. O desafio de enfrentar longas filas de espera, falta de informação de qualidade e uma cultura de prevenção limitada, tem motivado empreendedores a explorar alternativas para aprimorar a jornada do paciente e democratizar o acesso à saúde.

Nesse contexto, surge um espaço cada vez mais amplo para a tecnologia, que revoluciona a forma com que as pessoas se relacionam com sua saúde e seu bem-estar. Essa evolução traz uma perspectiva ainda mais disruptiva ao mercado de saúde, superando as barreiras principais que historicamente frearam as inovações. Novos participantes estão emergindo com entusiasmo para se destacar em um ambiente altamente competitivo, ao mesmo tempo em que procuram redefinir as normas tradicionais e apresentar abordagens distintas que atendam de maneira eficaz e resoluta às necessidades do público.

Há uma década, o mercado de acesso à saúde era caracterizado pela predominância quase exclusiva de planos de saúde, ocupando 25% da fatia, e o Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelos restantes 75%.

Com as crescentes demandas e o prolongado tempo de espera associado ao Sistema Único de Saúde (SUS), muitas pessoas adotavam a estratégia de buscar atendimento médico exclusivamente ao manifestarem sintomas visíveis. No entanto, essa abordagem acabava por criar obstáculos substanciais no que diz respeito ao diagnóstico precoce e ao tratamento eficaz de diversas doenças. A espera para a consulta muitas vezes levava ao agravamento dos quadros de saúde, tornando o processo de recuperação mais complexo e oneroso, tanto para os pacientes quanto para o sistema de saúde como um todo.

Contudo, assistimos a uma reviravolta nesse cenário, impulsionada pela inserção de novas alternativas no mercado, alterando significativamente a dinâmica vigente. A telemedicina e a saúde digital ganharam destaque, oferecendo consultas virtuais e monitoramento de saúde por meio de aplicativos e demonstrando seu valor ao conectar pacientes a profissionais de saúde de maneira eficaz e conveniente, especialmente em regiões de difícil acesso. Paralelamente a isso, os modelos de assinatura de saúde ganham tração, facilitando o acesso a uma ampla gama de serviços por meio de pagamentos mensais. Outras alternativas que também tiveram espaço nos últimos anos são os cartões de saúde ou cartões de benefícios, permitindo aos titulares acesso a descontos em consultas, exames e medicamentos, tornando-se uma opção popular.

Nesse cenário de evolução, não apenas a saúde física, mas também o bem-estar mental ganham destaque. Iniciativas voltadas para esse fim, bem como programas de medicina preventiva no ambiente de trabalho e até mesmo unidades de saúde itinerantes, se destacam ao diversificar o campo dos cuidados de saúde. Essas abordagens não apenas oferecem uma gama mais ampla de opções aos pacientes, mas também tornam os serviços de saúde mais flexíveis e acessíveis a todos.

A transformação no campo da saúde resultou em uma ampla variedade de opções à disposição, porém, ainda se depara com um mercado carente de informações abrangentes sobre saúde e uma cultura de prevenção em estágio inicial. Mediante essas inovações, emerge uma oportunidade para capacitar os indivíduos a tomar decisões mais apropriadas em prol do seu bem-estar. Entendendo que a saúde vai além da ausência de doenças e se concentra nos três pilares: físico, mental e social. Este novo paradigma exige uma abordagem integrada, onde a tecnologia e os serviços de saúde se unem para proporcionar um cuidado holístico e preventivo.

Existe uma oportunidade significativa diante de nós, que possibilita a implementação de um sistema integrado de cuidados de saúde, abrangendo a maior parte da população, o que pode transformar a cultura atual e redefinir a relação das pessoas com a saúde, estabelecendo uma ligação segura, coordenada e enriquecida pela tecnologia entre médicos e pacientes.


*Sandra Dias é CEO e Cofundadora do Doutor123.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.