Estudo sobre Câncer de Ovário vence Prêmio Renata Procianoy
O Prêmio Renata Thormann Prociannoy 2023, uma iniciativa do Instituto Projeto Cura que incentiva a realização da pesquisa clínica no Brasil, reconhece a pesquisa “Lacog 1018”, o estudo que foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o benefício da combinação de letrozol + palbociclibe em mulheres com câncer de ovário avançado, politratadas e que expressavam receptores hormonais como o grande vencedor do ano.
A investigação foi realizada com mulheres que já haviam sido submetidas a duas quimioterapias diferentes, porém ainda não tinham suas necessidades atendidas. Com a pesquisa realizada pela Fernanda foi proposto um inibidor para tratar os casos.
A pesquisa teve a médica oncologista do Hospital Fêmina e do Centro de Pesquisa em Oncologia do HSL-PUCRS, Dra Fernanda Bronzon Damian como investigadora principal e co- autores: Andreia Cristina De Melo, Graziela Zibetti Dal Molin, Angelica Nogueira Rodrigues, Aknar Freire de Carvalho Calabrich, Gustavo Werutsky, Elias Abdo Filho, Taiane Francieli Rebelatto, Rafaela Gomes de Jesus e Mirela Foresti Jimenez.
A Comissão Científica para o prêmio foi composta por renomados oncologistas, tais como (em ordem alfabética): Abna Vieira, Max Mano, Cristiano de Pádua Souza, Eduardo Romero, Fernando Moura, Guilherme Harada, João Victor Alessi, Mariana Scarantini e Pedro Neffá.
Conforme Fernanda Schwyter, fundadora e presidente do Instituto Projeto Cura: – “É uma enorme satisfação estimularmos o desenvolvimento do conhecimento cientifico no pais, colaborar com o aperfeiçoamento do tratamento em nível mundial e melhorar o desfecho da qualidade de vida dos pacientes”.
O 5º Prêmio Renata Thormann Procianoy foi anunciado durante o Congresso Científico Best Of ASCO em São Paulo, pela presidente do Instituto Projeto Cura, Fernanda Schwyter, e entregue pelo presidente da Comissão Científica, Max Mano, à representante da Fernanda Bronzon Damian, a Andreia Melo, co-Autora do Estudo Lacog 1018.