Cremesp lança “Manual de Preenchimento da Declaração de Óbito”
Com o intuito de ser um guia de consulta aos médicos, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) lançou o Manual de Preenchimento da Declaração de Óbito. A obra, idealizada pela atual gestão do conselho e feita em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), explica em quais situações a declaração de óbito deve ser emitida, o que deve ou não ser feito e como os quesitos relativos à causa da morte devem ser preenchidos.
O Manual tem autoria do médico patologista e coordenador da Assessoria de Comunicação do Cremesp, Wagmar Barbosa, e coautoria da médica oftalmologista e conselheira, Mirna Yae Yassuda Tamura; do médico legista e delegado do Cremesp em Santos, Guilherme Zanutto Cardillo; da diretora técnica de Saúde do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância à Saúde/CCD, da SESP-SP, Cátia Martinez Minto; e da Diretora Técnica de Saúde II do Grupo de Vigilância Epidemiológica XXVII – São José dos Campos, Bianca Simões Celegato.
A versão digital do Manual de Preenchimento da Declaração de Óbito está disponível no Aplicativo Cremesp e no site do Cremesp, em Ebooks e Publicações.