Santa Casa de POA lança Centro de Formação em Suporte à Vida
A Santa Casa de Porto Alegre agora conta com um Centro de Formação em Suporte à Vida certificado pela American Heart Association (AHA), referência global em pesquisa, ensino e emissão de protocolos em cardiologia e ressuscitação cardiopulmonar. O Centro é o primeiro no Rio Grande do Sul conduzido por um hospital em parceria com uma universidade, reforçando os laços entre a Santa Casa e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
O Centro disponibilizará cursos de atendimento em suporte avançado de vida (ACLS) e atendimento em suporte básico de vida (BLS). Com a parceria, os profissionais de saúde passam a receber uma capacitação de primeiro nível na atenção cardiovascular de emergência, seguindo os padrões internacionais mais atualizados e rigorosos. Além disso, o Centro contribuirá para melhorar a qualidade e a segurança da atenção cardiovascular de emergência no Brasil, auxiliando na redução da mortalidade por doenças cardiovasculares, consideradas a primeira causa de morte no mundo. As informações sobre cada um dos cursos já estão disponíveis no site.
Como destacou o diretor Médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Antonio Kalil, o lançamento do Centro de Formação de Suporte à Vida “representa um avanço importante não só para a instituição, ampliando ainda mais a qualificação de profissionais para atuação em emergências, mas principalmente para a comunidade, com impacto direto na qualidade da atenção à saúde dos pacientes”.
Participando de forma virtual, a diretora regional da América Latina da American Heart Association, Wanda Miranda Barreto, também ressaltou a iniciativa. “A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre representa um grande avanço nesse sentido, pois oferece um ensino de qualidade, inovador e humanitário aos futuros profissionais que terão a responsabilidade de salvar vidas e aliviar o sofrimento das pessoas aqui em Porto Alegre e em todo o Brasil. Estou certa de que serão um referencial importante no campo da medicina de emergências e que contribuirão para o desenvolvimento e o bem-estar do país”, destacou.
O lançamento do Centro ocorreu no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa durante a edição especial da Grande Sessão. O encontro contou com a palestra “Reforçando a Cadeia de Sobrevivência”, ministrada pelo médico cardiologista Giuliano Minor Zortéa, supervisor do Programa de Residência Médica em Cardiologia da UFCSPA e Santa Casa. Também participaram da cerimônia, o provedor da Santa Casa, Alfredo Englert, o diretor médico do Hospital São Francisco, Fernando Lucchese, e a reitora da UFCSPA, Lucia Pellanda.