Brasil integra Associação Iberoamericana de Atenção Domiciliar
Foi lançada em Bogotá, na Colômbia, a Asociación Iberoamericana de Atención Domiciliaria en Salud – ASIADES, um novo e importante capítulo na história dessa modalidade de assistência que é fundamental para a sustentabilidade dos sistemas de saúde pelo mundo.
Além de dois representantes do Brasil – NEAD e uma empresa associada (Home Doctor) –, a ASIADES terá Ari Bolonhezi, um dos fundadores e atual diretor do NEAD, como Secretário da primeira diretoria da nova Associação, que terá Adriana Forero, da Colômbia, como presidente e Héctor Osvaldo Apogliessi, da Argentina, como vice-presidente.
Assinaram como fundadores da associação sem fins lucrativos as seguintes entidades e seus respectivos representantes:
- ACHISAD – Asociación Chilena de Salud a Domicilio: Loreto Yañez Rojas (Chile)
- ACISD – Asociación Colombiana de Instituciones de Salud Domiciliaria: Adriana Forero (Colômbia)
- CADEID – Camara Argentina de Empresas de Internación Domiciliaria: Héctor Osvaldo Apogliessi (Argentina)
- Home Doctor: Cláudio Flauzino de Oliveira (Brasil)
- NEAD – Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar: Ari Bolonhezi (Brasil)
- Servicios Profesionales Peter Swuan Limitada: Loreto Yañez Rojas (Chile)
- Sociedad Española de Hospitalización a Domicilio: Manuel Mirón Rubio (Espanha)
“A constituição da ASIADES é um sonho idealizado em 2005, no I Congresso Argentino de Internación Domiciliaria e I Jornada Latinoamericana de Atención Domiciliaria e concretizado agora, no 2º Congreso Internacional de Atención Domiciliaria, na Colômbia, ano em que celebramos os 20 anos do NEAD. Trata-se de importantíssimo movimento das associações de AD da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia e da Espanha, implementado pela Dra. Adriana Forero e apoiado por diversas empresas dos diferentes países, com o objetivo de aperfeiçoar, desenvolver, incrementar e estimular a Atenção Domiciliar em Saúde nessa comunidade Iberoamericana, uniformizando conceitos, serviços, boas práticas, ética e qualidade, ancorados nas mais recentes bases científicas, tecnologias e metodologias modernas. O NEAD representará o Brasil no corpo diretivo e terá lugar de destaque nos avanços e conquistas da nova associação, compartilhando a experiência brasileira. A ASIADS, apesar de estar aberta para associados pessoas Físicas e Jurídicas, manterá a direção e as decisões colegiadas sob a gestão das associadas, representantes do setor em seus países e das Sociedades Científicas. Ganha a saúde, ganham seus usuários e ganham os pacientes. Sonho realizado”, conclui Ari Bolonhezi.