Buscas por bariátrica alcançam pico histórico, segundo Google
Por Cintia Cardozo
Nos últimos anos, a cirurgia bariátrica tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil, e recentemente, o Google Trends identificou um pico histórico de buscas pelo termo “bariátrica” na internet. A ferramenta mede o interesse em uma determinada pesquisa por meio de uma escala de 0 a 100, sendo o maior representando o período de mais buscas pelo termo.
A ferramenta ainda aponta que os três estados que mais buscaram pelo termo foram o Amapá, Mato Grosso e Paraná.
De acordo com o a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas, Manaus é a capital com o maior índice de obesos (23,8%), seguida por Macapá (23,6%), Campo Grande (23,4%), Cuiabá (22,7%), Porto Velho (22,4%) e Recife (21%).
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) aponta que o número de cirurgias bariátricas cresceu 84,7% entre 2011 e 2018.
Além disso, a Pesquisa Nacional de Saúde 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no no Brasil entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Nesse período, a obesidade feminina foi de 14,5% para 30,2%, enquanto a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%.
Isso explica a busca crescente pelo termo, além de uma maior conscientização sobre os perigos da obesidade e suas complicações e uma maior exposição da cirurgia bariátrica na mídia e nas redes sociais.
Quem pode fazer cirurgia bariátrica?
É importante ressaltar que a cirurgia bariátrica não é uma opção para todos e requer uma avaliação médica rigorosa. O procedimento é indicado para pacientes com obesidade mórbida, que têm um Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m², ou acima de 35 kg/m² em casos de comorbidades associadas, como diabetes, hipertensão e apneia do sono.
Além disso, a cirurgia bariátrica não é uma solução mágica para o problema da obesidade. Ela pode ajudar a perder peso rapidamente, mas a manutenção desse peso depende de uma mudança permanente nos hábitos alimentares e de atividade física. A SBCBM recomenda que os pacientes passem por um acompanhamento multidisciplinar após a cirurgia, que inclui nutricionista, endocrinologista e psicólogo.
Quanto custa a cirurgia bariátrica?
O custo de uma cirurgia bariátrica pode variar bastante dependendo do tipo de procedimento, da clínica ou hospital onde é realizada e da região onde o paciente mora. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o valor pode variar entre R$ 15 mil e R$ 50 mil.
Os valores podem ser ainda mais altos em casos de cirurgias mais complexas ou em clínicas de renome internacional. No entanto, é importante ressaltar que a cirurgia bariátrica pode ser coberta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em casos de obesidade mórbida com comorbidades.
Além do valor da cirurgia em si, o paciente também deve levar em consideração os gastos com a preparação para o procedimento, como consultas com nutricionista e psicólogo, exames laboratoriais e de imagem, além dos gastos com a alimentação e suplementação pré e pós-cirúrgica.
É importante lembrar que a cirurgia bariátrica é um procedimento que deve ser realizado apenas por médicos especializados e com ampla experiência na área.
*Cintia Cardozo é Graduada em Comunicação Social, especialista em Novas Mídias e Estratégias de Marketing Digital e certificada em Marketing Médico. Atuou na área de Marketing de grandes empresas e prestou serviços para diversos profissionais da área médica, contribuindo para gerar autoridade e captar pacientes para diversos profissionais de clínicas médicas, planos de saúde, hospitais e empresas especializadas em tecnologia para a área da saúde.