Hcor conquista certificação ISO 14001
Atestando o compromisso com a preservação do meio ambiente, com a prevenção da geração da poluição e com o controle do consumo de recursos naturais, o Hcor acaba de obter a certificação ISO 14001. Entre os resultados de destaque da instituição, na avaliação dos auditores externos, estão as rotinas do hospital que asseguram melhoria contínua do sistema de gestão ambiental, a redução do consumo de água, energia e geração de resíduos e a destinação adequada de resíduos.
De acordo com o hospital, há um trabalho cotidiano para otimizar o uso consciente de recursos não-renováveis, visando sempre o equilíbrio entre sustentabilidade, conforto e segurança para o paciente e condições ideais de atuação médica. “Estamos muito felizes com a conquista e vamos continuar trabalhando no aperfeiçoamento de processos, ampliando as ações de sustentabilidade e contribuindo com a saúde das pessoas e meio ambiente”, reforça Júlio Vieira, superintendente Comercial, de Suprimentos e de Facilities do Hcor.
Para obter a certificação, ações educativas e campanhas internas de conscientização de uso de recursos, reaproveitamento e descarte adequado de resíduos são realizadas periodicamente, assim como a substituição de itens em conformidade com os atuais padrões sustentáveis, quando necessário. No ano passado, o hospital conseguiu reduzir o consumo de água (12,4%) e de energia elétrica (13,5%) por paciente-dia e diminuir a geração de resíduos infectantes de 42,73% em janeiro para 35,36% em dezembro.
Além das iniciativas fomentadas entre funcionários, fornecedores e clientes, toda a infraestrutura do complexo do Hcor foi construída ou adaptada para funcionamento dentro de padrões atualizados de sustentabilidade ambiental. O Edifício Dr. Adib Jatene, inaugurado em 2014, foi projetado desde o princípio e inteiramente construído dentro dos mais avançados padrões de sustentabilidade. A unidade recebeu a certificação “Gold” (nível 3 entre 4 possíveis) LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, concedida pela organização americana US Green Building Council – USGBC, mundialmente reconhecida na atuação de edificações sustentáveis. O Hcor foi o primeiro hospital do país a receber esta certificação, na versão mais exigente da legislação utilizada pela USGBC.