Unicred reforça atuação no desenvolvimento de startups de saúde
Nos últimos anos vem ocorrendo uma verdadeira revolução tecnológica em busca de soluções inovadoras para o setor de saúde no Brasil e no mundo. Um estudo recém-divulgado pela plataforma de tecnologia Latitud não só confirma a expansão do mercado de healthtechs – startups com atuação no segmento de saúde – nos países da América Latina, como evidencia o volume cada vez maior de investimentos. Atenta ao cenário promissor, a Unicred reafirma sua participação no desenvolvimento de projetos inovadores direcionados ao setor de saúde ao renovar sua parceria com o Hackmed, incubadora e fertilizadora de healthtechs no Brasil.
A gerente de marketing da Unicred Central Conexão, Ana Paula Thomaz Ribeiro, explica que o propósito das startups de gerar benefícios à coletividade vai ao encontro dos princípios cooperativistas que regem a instituição.
“Ideias requerem um bom planejamento financeiro para serem colocadas em prática e obterem sucesso, por isso, as ações educativas e assessoria financeira especializada da Unicred podem ser de grande valia para empreendedores. O objetivo de nossa parceria com o Hackmed é conectar nossos cooperados profissionais da área da saúde, ou interessados no segmento, ao ecossistema de inovação e tecnologia do setor, oportunizar investimentos e apoiar o desenvolvimento das novas ideias incubadas no Hackmed através da oferta de educação e orientação financeira. Ao atuar pelo sucesso de iniciativas que visam melhorar a saúde no Brasil, a Unicred espera contribuir para o desenvolvimento da sociedade como um todo”, afirma.
O estudo “Latin America: Future of Healthtech”, produzido pela Latitud, conclui que o aumento do uso de soluções tecnológicas na área da saúde é um processo irreversível que tende unicamente ao crescimento. E nesse contexto, as startups assumem posição de destaque por operarem modelos de negócio ágeis cujas propostas de valor são essencialmente inovadoras, viáveis, de propósito resolutivo e, portanto, com alto potencial de penetração junto ao poder público, investidores e população.
Parceria estratégica
O médico, cofundador e CEO do Hackmed, Cauê Gasparotto Bueno, reconhece que a Unicred teve papel importante como apoiadora em 2022, mostrando-se uma parceira estratégica na promoção de temas de inovação em saúde e educação financeira para seus cooperados, bem como inscritos em cursos, hackatons e eventos Hackmed.
Neste ano, a parceria continuará disponibilizando conteúdos de inovação em saúde e educação financeira coproduzidos pelas partes. Também está confirmado o patrocínio da cooperativa ao Hackmed Conference – maior conferência sobre inovação e empreendedorismo na saúde do Brasil – e a concessão de descontos nas inscrições de todos os eventos Hackmed de 2023 aos cooperados Unicred. Inclusive, alguns desses eventos acontecerão dentro de agências da instituição financeira em diferentes cidades do país, aproximando potenciais investidores-anjo das startups.
“Construímos uma parceria extremamente relevante para Hackmed e Unicred, especialmente pela sinergia de visão e valores que possuímos. Assim como o cooperativismo tem por princípio atuar em prol da coletividade, somos uma plataforma de comunidade que oferece suporte a quem queira inovar, empreender ou investir em startups no mercado de saúde”, destaca.
Segundo Bueno, é possível transformar a realidade da saúde brasileira a partir do fortalecimento da cultura hacker, da formação de novos empreendedores e investidores-anjos e do apoio aos projetos. Isso inclui o aporte de capital intelectual e financeiro nas healthtechs e a disponibilidade de um ambiente seguro para desenvolvê-las. Nesse contexto, considera que as startups representam uma boa oportunidade de investimento e engajamento aos profissionais e estudantes da área da saúde vinculados à Unicred.
E revela que o cenário atual se mostra favorável aos investidores-anjo, prevendo que nos próximos meses as operações produzirão bons retornos aos seus membros investidores. O CEO do Hackmed anuncia que a incubadora vai investir em novas startups neste ano, tanto as criadas pelos programas internos de capacitação quanto as originadas em outros ecossistemas. “O Brasil pode ser o lugar onde os problemas da saúde sejam resolvidos e as soluções inovadoras produzidas aqui tenham impacto global. Por isso, investimos no empoderamento das pessoas para que sejam líderes e agentes de mudança em suas comunidades. Fornecemos ferramentas e oportunidades que lhes permitam desenvolver projetos relevantes e aplicáveis em suas realidades”, afirma.
A incubadora está em sua segunda rodada de captação de investimentos e abre caminho aos projetos externos que tenham interesse em acelerar seu crescimento aderindo ao grupo de investidores-anjo – único especializado no segmento de saúde no país. Interessados em participar do grupo de investidores-anjo podem obter mais informações em https://hackmed.com.br/ventures/.